[th_ad_group id=”991″]
A SINOBRAS, empresa do Grupo Aço Cearense, acaba de promover um workshop tendo como tema o Projeto Nova Aciaria em Marabá. Durante o evento foi apresentado o status atual do desenvolvimento do projeto de engenharia e foram discutidos itens como: macroprocessos, rota de produção, capacidade produtiva, características e qualidade dos produtos, integração com o Projeto Tecnored e as primeiras opções de layout. Na ocasião, estiveram presentes os membros da diretoria do Grupo Aço Cearense Ian Corrêa, vice-presidente de Operações, Milton Lima, diretor Industrial, Edgard Corrêa, diretor de Suprimentos e Logística, e Marcos Dalmoro, gerente da Nova Aciaria, além da equipe do projeto e de representantes das empresas Hatch, Vale e Tecnored.
RETROSPECTO E RESPONSABILIDADES
Em maio de 2022, a SINOBRAS e a Vale assinaram um termo de compromisso para o desenvolvimento de uma nova aciaria para produção de tarugos de aço em Marabá. Seguindo o cronograma definido, em dezembro de 2022, a empresa Hatch foi selecionada para participar do projeto de engenharia. No dia 9 de janeiro de 2023, foi realizado o kick-off meeting (primeira reunião) marcando o início do projeto de engenharia, que tem previsão de conclusão em seis meses.
O acordo assinado, entre a Vale e SINOBRAS, prevê as garantias para o desenvolvimento do projeto que vão desde a qualidade e quantidade do gusa a ser fornecido (matéria-prima para aciaria), até o acesso às informações técnicas para o desenvolvimento integrado dos projetos e as garantias financeiras. A SINOBRAS é a responsável pelo desenvolvimento da engenharia, implantação e operação da planta. A previsão para o início da produção da nova aciaria é após o startup da Tecnored, previsto para o 2º Semestre de 2025.
Além de gerar novos empregos e renda, a Nova Aciaria irá garantir o suprimento de aço necessário para o novo laminador da SINOBRAS, assim como irá proporcionar condições para o desenvolvimento de um Polo Metal Mecânico em Marabá.