A partir do Terminal Multicargas do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), a Vale concluiu o embarque para o primeiro teste internacional em alto-forno do briquete de minério de ferro, produto inovador que pode reduzir em até 10% as emissões de CO2 da siderurgia. Foram embarcadas 8 mil toneladas do produto em direção ao Porto de Roterdã, na Holanda.
Serão testados o comportamento do briquete durante o transporte transoceânico, previsto para durar 20 dias, e seu desempenho no alto-forno da siderúrgica. No Brasil, já foram testadas industrialmente 70 mil toneladas do briquete em seis diferentes altos-fornos, totalizando 126 dias de uso. Durante os testes realizados no Brasil, o briquete resistiu às exigências do processo, permitindo a manutenção da produção e dos parâmetros operacionais do alto-forno. Anunciado pela Vale em 2021, o briquete contribui para alcançar o compromisso da empresa de reduzir 15% das emissões líquidas de escopo 3 até 2035.
A carga embarcada foi produzida em uma planta de demonstração em Pindamonhangaba (SP). A Vale está construindo duas plantas de briquete na Unidade Tubarão, em Vitória (ES), com capacidade de 6mtpa. O start-up da primeira planta está previsto para o final do primeiro semestre. Além disso, já foram assinados memorandos de entendimento com mais de 30 clientes para estudar a implantação de soluções de descarbonização, entre elas a construção de plantas de briquete nas instalações de alguns clientes.
Fonte: Assessoria de imprensa Vale