Governo Federal quer discutir a ampliação do uso de gás natural
Durante o seminário “Gás para Reindustrialização do Brasil” promovido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) em parceria com o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) dia 17, o Governo Federal anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir medidas que apoiem a oferta de gás metano e biometano para a indústria brasileira. Farão parte do grupo de trabalho o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Casa Civil e Ministério da Fazenda, além da Petrobrás. O evento também contou com a participação presencial do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e com o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates.
O tema do gás foi permeado durante o evento por discursos voltados à reindustrialização do país. Alckmin lembrou de dados fornecidos pelo Ciesp e a Fiesp apontando que a indústria brasileira, que já chegou a representar 30% do PIB (Produto Interno Bruto), hoje não passa de 11%. O Ciesp que representa 8 mil indústrias do estado de São Paulo, foi representado no seminário por seu presidente, Rafael Cervone.
Sobre o grupo de trabalho para discutir as políticas de apoio à produção de gás, o vice-presidente, quer incluir também outros pequenos produtores além da Petrobrás. “Eu acho que esse grupo de trabalho vai trazer bons frutos para a gente poder reduzir o preço do insumo e podermos ter mais competitividade, gerar mais investimentos e empregos”, disse Alckmin.
Fonte: Assessoria de imprensa do Ciesp