A reciclagem de sucata ferrosa além de contribuir com a preservação do meio ambiente através da redução das emissões de carbono, também possibilita a diminuição do custo de produção do aço. Nesse cenário propício às inovações sustentáveis, a Aço Verde do Brasil (AVB), primeira siderúrgica carbono neutro do mundo, também se tornou a maior recicladora de sucata do Maranhão. Somente no ano de 2022, a empresa bateu seu próprio recorde ao reciclar 90 mil toneladas de sucata de aço, número 73% maior em relação ao de 2021.

created by dji camera

O maior uso de sucata na produção de aço já é uma tendência no Brasil e no Mundo, acelerado pela necessidade de descarbonização do setor siderúrgico, que hoje responde por cerca de 7% das emissões mundiais de CO2. Essa matéria-prima, oriunda de fontes externas, como itens descartados da indústria ferroviária e portuária, soma-se ao retorno interno oriundo das áreas de produção da AVB.

Para a reciclagem, a AVB emprega biocarbono proveniente de florestas de eucalipto reflorestadas, o que lhe garante autonomia de matéria-prima, com mais de 85% do volume total necessário para sua operação. Hoje, a empresa possui o maior percentual de carga metálica sólida reciclada dentre as usinas siderúrgicas integradas no Brasil.

Fonte: LVBA – Assessoria Aço Verde do Brasil