Apesar de alta em abril, exportações de sucata ferrosa preocupam

Segundo dados do Ministério da Economia, Secex, de janeiro a abril, as exportações de sucata ferrosa, insumo usado na fabricação de aço, atingiram 251.103 toneladas neste ano, um aumento de 30,5% em relação às 192.489 toneladas nos primeiros quatro meses de 2022. Para abril foi mantida a tendência de alta, para 82.443 toneladas, crescimento de 14,7% em relação ao mesmo mês do ano passado (71.877 toneladas). Entretanto, em função da menor atratividade com a baixa nos preços no exterior e uma taxa de câmbio desfavorável, além do baixo consumo interno em função do desaquecimento econômico, a expectativa é de recuo neste mês de maio.

Segundo Clineu Alvarenga, presidente do Instituto Nacional da Reciclagem (Inesfa), órgão de classe que representa mais de 5,6 mil recicladores que reinserem insumos recicláveis no ciclo da cadeia produtiva, além da queda de compras no mercado interno e a perspectivas de desaquecimento das exportações, outro fator que é motivo de preocupação do Inesfa e dos recicladores do Brasil é a sonegação de impostos.

Para discutir os interesses do setor no Congresso, a FPRB – Frente Parlamentar dos Recicladores do Brasil, que reúne mais de 209 deputados federais, será reinstalada no próximo dia 18, das 8h30 às 12h, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Fonte: José Mauro Arbex – Assessoria de imprensa Inesfa