Durante evento em comemoração ao aniversário de quatro anos do CIAMI (Centro de Inovação ArcelorMittal para a Indústria), um convênio de cooperação tecnológica entre a ArcelorMittal, FIEMG e SENAI, localizado na capital mineira, a ArcelorMittal, a Federação das Indústrias do Estado de Minas (FIEMG), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e as empresas parceiras Belgo Arames, DELP Engenharia e MRS Logística assinaram convênio para um novo ciclo de investimentos da ordem de R$ 12 milhões no Centro de Inovação e Tecnologia SENAI (CIT SENAI), localizado no bairro Horto, em Belo Horizonte. A cerimônia contou com a participação do presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Longos e Mineração LATAM, Jefferson De Paula; do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe; de representantes e clientes da ArcelorMittal, de parceiros do CIT SENAI e do CIAMI

O CIAMI promove o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação, a aceleração de ações estratégicas para a produtora de aço, o acesso a equipamentos de última geração e o intercâmbio com profissionais qualificados, além de oportunidades de capacitação técnica. O novo aporte está direcionado para o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco (CDT MADA) – um dos projetos do portfólio do CIAMI – voltado para a impressão 3D de peças metálicas de grande porte.

Este novo investimento visa o desenvolvimento de inteligência artificial para monitoramento e controle do processo de impressão 3D com arames, nominado como projeto “DEDICAR”. Tal iniciativa irá possibilitar a abertura de uma linha de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias absolutamente inovadoras e disruptivas para o processo de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco (MADA) em âmbito mundial.

 “Somos referência em inovação no setor do aço e seguimos investindo em iniciativas pioneiras da Indústria 4.0, que contribuam para a transformação tecnológica do setor industrial brasileiro. O CIAMI é mais um importante passo nesse sentido”, destacou Jefferson De Paula.

Fonte: InPress Porter Novelli assessoria ArcelorMittal