Composta por oito Ford E-Transits com células de combustível de hidrogênio, que vão rodar durante três anos, até 2025, a Ford está testando no Reino Unido uma frota da nova versão de sua van elétrica E-Transit que usa eletricidade gerada por células de combustível de hidrogênio, em vez de bateria convencional. Essa tecnologia tem potencial para atender, principalmente, veículos comerciais maiores e mais pesados, em aplicações que requerem maior autonomia e uso intensivo de energia, com emissões zero.
Líder do mercado de vans no Reino Unido há 57 anos, a Ford se uniu a outras empresas líderes em tecnologia automotiva nesse projeto, que conta também com operadores de frota. As células de combustível de hidrogênio produzem eletricidade combinando o hidrogênio transportado em um tanque no veículo com oxigênio. A única emissão resultante desse processo é água. Os protótipos serão equipados com células de combustível de alta potência e tanques de hidrogênio otimizados com foco na segurança, capacidade, custo e peso. O projeto vai avaliar também a infraestrutura necessária para o reabastecimento de hidrogênio e a reciclagem de componentes do veículo ao fim de sua vida útil.
O sistema funciona como uma “bateria a gás” para aumentar a autonomia e permitir um carregamento mais rápido que as baterias sólidas conectadas à rede elétrica. Ele pode beneficiar os transportadores que percorrem longas distâncias com carga máxima e usam equipamentos auxiliares, como refrigeração, e encontram dificuldade para recarregar a bateria durante o turno de trabalho.
Fonte: Imprensa Ford