Aumentando sua participação nos clientes atuais, além de conquistar novos, a AVB segue a passos largos no presente, em direção ao futuro.

Marcus Frediani

Neste exato momento, a Aço Verde do Brasil (AVB), empresa zero carbon footprint que tem a sustentabilidade como carro-chefe de suas estratégias, está se preparando para participar da Concrete Show 2023. Durante o evento – que será realizado em agosto, em São Paulo, e ostenta o título de a mais importante feira da cadeia da Construção Civil na América Latina, o principal foco de atuação da companhia –, os visitantes, entre muitas outras coisas, terão a oportunidade de conhecer os produtos sustentáveis que saem de suas linhas de fabricação, incluindo os vergalhões CA50 e CA60, e o seu famoso fio máquina, destinado a diversas aplicações no setor industrial.

“Esses produtos, além de muitos outros que produzimos, são o resultado do nosso compromisso em oferecer soluções de alta qualidade e desempenho excepcional, combinando uma gestão eficiente de custos e uma sólida vantagem competitiva”, explica, sem esconder sua animação, Leandro Vasconcelos da Costa, diretor comercial e de Logística da AVB. Gentilmente, o executivo encontrou uma brecha em sua atribulada agenda para conceder essa entrevista exclusiva ao Portal e à revista Siderurgia Brasil, na qual fala do atual momento vivido pela empresa e, ainda, faz suas projeções para o auspicioso futuro dela. Confira!

Siderurgia Brasil: Leandro, a Aço Verde do Brasil se destaca das demais usinas siderúrgicas no Brasil principalmente por ter sido a primeira entre elas a lançar o chamado “Aço Verde”. Em que medida esse handicap favoreceu a participação da empresa no mercado?
Leandro Vasconcelos da Costa: Essa vantagem favoreceu a entrada da AVB no mercado como um novo fornecedor de aço, em meio a um setor muito restrito. Com o foco na qualidade dos produtos, ela entrega seus produtos em todo o país em um prazo médio de cinco dias. E, sem dúvida, o diferencial em sermos e termos o Aço Verde só tende a agregar quando se fala no mercado frente à tendência da busca pela sustentabilidade em todos os processos e em todo o mundo. Atuando ao lado dos nossos clientes, iniciamos um forte trabalho no desenvolvimento de novos produtos. Logo no início da produção de laminados, criamos um departamento técnico que mantém contato direto com as áreas especializadas de todos eles. Nossos especialistas dessa área oferecem uma consultoria aos clientes, avaliando desempenho dos itens que fornecemos e a performance dos equipamentos, e buscando entender as necessidades do mercado para, posteriormente, apresentar soluções e novos produtos. Diante do trabalho realizado, aumentamos nossa participação nos clientes atuais, além de conquistar novos clientes no mercado.

Além da produção do “Aço Verde” que, como você disse, é um diferencial da AVB, vocês têm alguma outra produção por meios convencionais?
Não. Todo o aço produzido na AVB é o considerado “Aço Verde”, de modo que não utilizamos meios convencionais em nossa produção. Somos uma empresa “Carbono Neutro” em todo o seu processo de fabricação de aço, e caminhamos a passos largos para nos tornarmos a primeira siderúrgica “Resíduo Zero” do mundo, a partir das práticas de economia circular já implantadas em nossa usina, tais como a reciclagem de sucata e uso dos gases do processo produtivo. Além disso, matérias-primas utilizadas na produção do aço – como o oxigênio, o nitrogênio e o biocarbono – também são produzidos internamente. E todas essas medidas, além de sustentáveis, impactam positivamente nosso custo de produção de aço.

Qual a tonelagem atual da produção de vocês? E quais são as perspectivas de evolução nesse sentido?
Em 2022, a AVB produziu cerca de 360 mil toneladas de laminados, o que representou um crescimento de 34% em relação a 2021. E nossa expectativa é continuar crescendo em termos de produção nos próximos anos, até chegar a 100% da capacidade instalada.

Em outras palavras, vocês ainda têm capacidade ociosa. Como pretendem reduzi-la ou, eventualmente, eliminá-la?
Para isso, estamos trabalhando e investindo continuamente em inovação e desenvolvimento de novos produtos, a fim de oferecer um portfólio cada vez mais completo e competitivo aos nossos clientes e parceiros. O foco da AVB é atingir a nossa maturidade de produção do Aço Verde alinhada ao crescimento de nossa produção florestal, e, assim, atingir a nossa capacidade total de produção – que, atualmente, é de 600 mil toneladas por ano –, com emprego de 100% de biocarbono, diminuindo a nossa atual capacidade ociosa com o aumento do nosso ramp-up produtivo nos próximos anos.

Sabemos que o aço que vocês produzem é majoritariamente destinado à Construção Civil. Mas vocês atendem a outros tipos de clientes? E em quais regiões brasileiras vocês vendem seus produtos?
Além da Construção Civil – nosso principal foco de negócios no Brasil –, atendemos também a outros segmentos industriais em muitas regiões do país, para os quais fornecemos o nosso fio máquina. Assim, hoje temos o nosso Aço Verde sendo utilizado na fabricação de produtos de empresas de arames, fixação, solda, agronegócio e lã de aço em todos os estados brasileiros.

Vocês sofreram algum impacto com a queda do mercado da Construção Civil ocorrida no 1º Trimestre deste ano? Houve problema com a colocação de seus produtos?
Na verdade, o mercado como um todo sofreu com a queda na Construção Civil, principalmente devido às chuvas em algumas regiões do país, que trouxeram um baixo ritmo das obras. No entanto, já em março, houve um reaquecimento do mercado, com os clientes mais confiantes para recomposição dos estoques de matéria-prima, o que gerou uma reação positiva na venda de nossos produtos.

E como se comportaram as vendas nesse período?
Durante o 1º Trimestre de 2023, a AVB obteve um crescimento de 18,3% na venda total de laminados de aço em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela oferta de ampliados, e pelo aumento dos volumes em todo o nosso mix de produtos. A receita líquida atingiu um recorde histórico para o período, com crescimento de 8,1% em relação ao 1º Trimestre de 2022, totalizando R$ 399,6 milhões.

Vocês exportam?
No momento, nossos produtos são direcionados apenas ao mercado brasileiro, o que, entretanto, não nos impede de, no futuro, exportarmos nossa produção. Aliás, foi o que aconteceu no ano passado, quando a AVB exportou 25 mil toneladas de produtos semiacabados. Mas, como eu disse, nossos produtos de maior valor agregado são 100% direcionados ao mercado nacional que, a cada dia está mais empenhado em buscar produtos sustentáveis e com menor impacto ambiental.

Como os produtos da AVB são vendidos? Vocês trem representantes, distribuidores ou vendas por internet? Como é feita a maioria de suas vendas?
Atualmente, nossas vendas estão concentradas no trabalho feito por nossa equipe interna. Essa operação corresponde a cerca de 80% delas. Adicionalmente, contamos ainda com oito empresas de representação, que, juntas, atendem a todo o país. O contato do cliente com a AVB é feito por meio do nosso site, e-mails, telefone e WhatsApp dos nossos analistas e representantes, sempre prontos a prestar a melhor qualidade e o melhor tipo de serviço.

Quais são, atualmente, os principais planos da empresa?
Bem, alguns deles eu já mencionei aí atrás, como a nossa expectativa de continuar o crescimento da produção até chegar a 100% da capacidade instalada nos próximos anos, sempre tendo como compromisso a sustentabilidade. Nossa meta é que a AVB seja “Resíduo Zero” até 2025 por meio da fomentação tecnológica nos processos para a reutilização dos resíduos gerados na produção. Para atingirmos esse objetivo, já investimos R$ 40 milhões na construção da nossa termelétrica, que produz energia elétrica renovável a partir do reaproveitamento dos gases de processos produzidos nos nossos dois altos-fornos, e R$ 30 milhões na planta de briquetes para reaproveitamento da lama desses equipamentos, bem como do nosso pó de balão e carepa, por exemplo.

Ainda falando nisso, como vocês enxergam o futuro dos negócios relacionados à empresa de vocês no Brasil?
Acreditamos que o futuro dos negócios relacionados à AVB no Brasil é promissor. Como uma empresa comprometida com uma produção sustentável, competitiva e focada em se destacar no mercado, enxergamos espaço para o nosso crescimento a cada ano. Nosso modelo de negócio atual nos permite aproveitar oportunidades contínuas, incluindo novos desafios, como da nossa já mencionada fábrica de briquetes. Além de expandir a produção de produtos para novas aplicações, sempre mantendo os mais altos padrões de qualidade, também estamos abertos a projetos inovadores que reforçam nossa posição de excelência e eficiência no mercado. Assim, vislumbramos um futuro repleto de grandes oportunidades para a AVB, impulsionadas pela nossa visão sustentável, pela oferta de soluções inovadoras e por nossa excelência no mercado siderúrgico brasileiro. Estamos confiantes de que a nossa combinação entre qualidade superior, foco na eficiência e diferenciação estratégica nos permitirão prosperar no cenário desafiador dos negócios, atendendo às necessidades dos nossos clientes e superando as expectativas do mercado.