A Volvo está colocando veículos elétricos em empresas de transporte com operações regulares no Brasil, para que os frotistas avaliem os benefícios e os avanços dessa tecnologia. As viagens estão sendo feitas por transportadores de vários setores e em diversas regiões do país. O objetivo é entender as expectativas e demandas dos potenciais clientes, além de coletar dados técnicos nas diferentes aplicações.
As rotas misturam trechos urbanos e de rodovias, obedecendo as condições reais das demandas de cada transportador. Na maioria das vezes, os veículos fazem embarque nas unidades produtoras e levam a carga para centros de distribuição ou mesmo até o destino final.
O Volvo FM Electric é um cavalo mecânico com potência de 490 kW (660hp) e opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Ele pode ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh). Com autonomia de até 300 km, é ideal para operações no entorno de centros urbanos. O carregamento pode ser feito em estações no pátio da própria transportadora e pode levar de 1h30 até 8h, dependendo da quantidade de baterias e tipo de carregador. Com suspensão a ar em todos os eixos, o Volvo FM Electric também é dotado de freios de regeneração, isto é: recupera a energia quando é freado. O modelo tem baixíssimo nível de ruído, e como não emite gases, pode ser utilizado em ambientes fechados como galpões e armazéns, por exemplo
Fonte: Volvo América Latina