‘Superbaterias’ representam um novo marco na descarbonização da mineração
De acordo com o Electric Mine Report, que compila informações sobre as iniciativas de eletrificação na mineração, ao menos dois fabricantes de equipamentos pesados testam baterias para caminhões de mineração acima de 200 toneladas de carga que podem vir a equipar os primeiros modelos desse porte com motorização totalmente elétrica. A americana Caterpillar já testa uma bateria projetada para um caminhão da marca de 265 toneladas e a alemã Liebherr avalia uma reserva densa de energia para um modelo seu, de 240 toneladas.
Segundo o relatório, as ‘superbaterias’ dão às mineradoras a perspectiva de zerar as emissões diretas nos veículos que hoje fazem o grosso do transporte de minério no mundo e respondem por metade da pegada de carbono do setor. No entanto, o relatório avalia, que, embora as ‘superbaterias’ sejam um passo adiante, a descarbonização do setor ainda depende de pesquisas em outras frentes.
O documento sugere que o desenvolvimento de sistemas embarcados para carregar baterias, essenciais na ampliação da autonomia dos veículos, ainda não resultou em soluções adequadas às necessidades das mineradoras. Também não existem carregadores universais, compatíveis com qualquer tipo de bateria.
Já a fabricante de sistemas elétricos ABB, citada no relatório, estuda o uso de linhas elétricas aéreas (trolleys) que hoje movem bondes nas cidades e caminhões híbridos em minas para carregar baterias de modelos pesados. Nessa abordagem, a bateria seria carregada continuamente, enquanto o caminhão se move conectado à rede elétrica.
A empresa tem já dois sistemas de trolley em minas de cobre na Suécia e no Canadá. Eles vêm se mostrando capazes de mover pesados híbridos diesel-eletricidade com até 90% menos emissões de CO2 e o dobro da velocidade média dos equivalentes a diesel. “Cada vez mais clientes nos pedem esse tipo de solução, eles estão ansiosos para entender como os trolleys funcionam com caminhões a bateria”, disse no documento Mehrzad Ashnagaran, diretor global para eletrificação da ABB.
Fonte: a4&holofote comunicação Assessoria de imprensa