Segundo dados divulgados pela ABIMAQ – entidade que reúne os produtores de máquinas e equipamentos, em seu último balanço relativo a abril de 2023, o setor continua a sua trajetória negativa.
As receitas líquidas recuaram no mês 19,2% em relação ao mês anterior e 10,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. No ano já há um acumulado negativo de 5,7%. No mesmo balanço são mostrados números negativos nas receitas liquidas internas e no consumo aparente do setor.
O único item que ainda vem salvando a atividade são as exportações, que mesmo sendo registrado uma queda de 20,8% em abril, em relação a março, ainda assim o setor exportou US$ 982 milhões que ficou 9,5% acima do mesmo mês no ano passado. Esta queda aliás interrompeu uma sequencia que já vinha desde o segundo semestre do ano passado quando a atividade exportou em todos meses acima de U$ 1 bilhão.
A utilização da indústria também teve queda de 3,5% atingindo um nível de ocupação de 75,2% da sua capacidade instalada. Em relação ao mesmo mês do ano passado a atividade encolheu 2,3%. Este nível de abril de 2023 é o mais baixo desde fevereiro de 2021. A carteira de pedidos está estacionada em 10,9 semanas de atividades, mostrando estabilidade em relação ao mês anterior.
O nível de empregos recuou 0,7% o que representou o fechamento de 2.589 postos de trabalho.
Segundo os dirigentes da entidade, a questão dos juros altos e a baixa atividade econômica têm contribuído para que a atividade não consiga retomar o ritmo de crescimento desejado.