Dedicamos esta edição da revista Siderurgia Brasil ao empreendedorismo, planejamento, atingimento de metas e à evolução das empresas na busca do sucesso. O Brasil tem um enorme potencial de crescimento. Mas, como tudo na vida, há sempre os dois lados da moeda. Para que os frutos sejam colhidos, primeiro é necessário que as sementes sejam selecionadas e plantadas, a seguir adubadas, e a plantinha seja tratada com inteligência e com carinho. Com esses cuidados os resultados certamente aparecerão.
Usando esta metáfora e transportando a sequência lógica dos fatos para a realidade do mundo dos negócios, e cientes da verdade nela contida, fomos buscar a palavra de um especialista em Gestão e Planejamento Empresarial, o Prof. Moisés Bagagi, profissional com larga experiência e longo currículo de atuação em consultorias realizadas em companhias nacionais e internacionais, que nos apresenta uma acachapante questão: o brasileiro planeja pouco e é muito imediatista. Raramente encontramos uma empresa com seu planejamento acima de cinco anos. As vezes não há planejamento nem para o ano em que estamos vivendo. Na prática, parece que queremos e fazemos tudo “pra já”, a curto ou curtíssimo prazo, como se para nossas organizações não existisse o futuro, ou mesmo o amanhã. E em sua entrevista exclusiva o mestre nos conta um pouco de sua expertise, e nos dá dicas importantes de como melhorar essa mentalidade.
Ainda com exclusividade para as páginas desta edição, um dos sócios-fundadores e diretor da Mercosistem – empresa especializada no fornecimento de sistemas informatizados e consultoria para gestão empresarial, e também parceira de longa data da nossa revista – apresenta em uma entrevista o que de melhor existe nos programas e soluções focados na cadeia do Ferro e Aço, destacando, entre outras coisas importantes, como a informação precisa, oferecida pelas mais diversas plataformas existentes, facilitando a vida dos empresários, conseguindo revertê-la em mais produtividade, competitividade, e, por extensão, em resultados mais positivos em suas operações.
Ainda sobre o mesmo tema, em outra reportagem falamos sobre as mudanças propostas pela Transformação Digital. A vida está em constante mutação, e é certo de quem não se atualiza está perdendo sempre. As empresas que ainda não se preocuparam com sua modernização e atualização tendem a ter dificuldades no mercado ao até fecharem as suas portas. Segundo as estatísticas oficiais um grande percentual de companhias fecham as suas portas antes de completar dez anos por postergarem e/ou procrastinarem sua entrada no universo digital, mesmo tendo um bom negócio e atuarem em um bom mercado. Assim, recomendamos que você analise com muita atenção as informações e as dicas sobre como romper esse círculo vicioso. Confiram também os outros conteúdos sempre presentes na revista Siderurgia Brasil, tais como insights de sustentabilidade, estatísticas, novidades e as últimas notícias do setor.
E, repetindo o que eu falei no início dessa nossa conversa, há sempre o outro lado da moeda, que nem sempre representa o mesmo objetivo que o outro lado está indicando.
No momento do fechamento desta edição, recebemos a notícia de que, apesar dos inúmeros apelos, notas oficiais e todas as manifestações da sociedade, os membros do Copom decidiram na reunião dessa semana, manter a taxa Selic nos mesmos 13,75% de sete meses atrás. Como todos sabem a taxa Selic é a balizadora dos juros no país. Mantemos a posição de que o Brasil, após a Argentina, é o pais onde se pratica maior taxa de juros do mundo.
Com isso, todos os investimentos que estão parados e que poderiam dar uma alavancada no desenvolvimento econômico ficam adiados, pois é muito mais negócio fazer o dinheiro render em diversas categorias de investimentos disponíveis no mercado, do que aplicá-lo em novos empreendimentos. Então, “nada de novo no front”, pois da mesma forma acontece com as reformas estruturais que o Brasil tanto precisa, sobre as quais não existe qualquer novidade concreta.
Mas, sempre agradecendo a sua valiosa e crescente interação com nossa revista e portal, que, para nossa alegria, e pelo terceiro mês consecutivo, passou a marca das 320 mil pageviews, o que atesta que estamos no caminho certo, com a oferta dos melhores e mais atualizados conteúdos para os nossos leitores e divulgação para nossos parceiros.
Boa leitura, e continuamos contando com você!
Henrique Pátria
henrique@grips.com.br