Indústria pode abrir 540 mil vagas até 2025
Projeções do Observatório Nacional da Indústria (ONI), núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontam que até 2025, as áreas de logística, construção civil, vestuário e energia devem abrir 540 mil novas vagas no país. A maioria dos postos de trabalho (95%) são do nível de qualificação e técnico, que exigem uma formação prática e mais curta, com seis meses a dois anos de duração. Além do alto potencial de inserção no mercado de trabalho, esses setores têm um salário médio que varia de R$ 1.800 a R$ 6.600. Para chegar aos números, o Observatório Nacional da Indústria realiza projeções de emprego e analisa as tendências organizacionais e tecnológicas da indústria para os próximos anos.
Novas vagas na indústria e salário médio por setor
A área de logística e transporte é uma das que mais empregam e mais crescem na economia. Para 2025, a previsão é de 2 milhões de postos de trabalho. Outro setor que emprega bastante no país, a construção civil deverá somar 1,7 milhão de vagas em 2025. Para o setor vestuário, a projeção é que este deve empregar mais de 600 mil pessoas em 2025, Já o segmento de energia deverá responder por um volume menor de postos de trabalho – serão cerca de 140 mil em 2025.
Entretanto, quem já trabalha nessas áreas vai precisar se atualizar. Mais de 1,5 milhão de profissionais desses quatro segmentos terão de complementar a formação para acompanhar as mudanças decorrentes da automatização de processos.
Fonte: Assessoria de Imprensa CNI