A Abimaq, entidade que congrega e representa os produtores de máquinas e equipamentos, divulgou a posição estatística relativa ao mês de julho de 2023.
Pelos dados divulgados a situação ainda não se encontra positiva, pois as receitas liquidas no mês que somaram R$23.724 milhões representaram um recuo de (-)4,6 % em relação ao mês anterior e recuaram (-) 10,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
A entidade credita este mau desempenho a piora das atividades no mercado interno além da valorização do real frente ao dólar.
O Consumo Aparente que representa a venda de todos os produtos produzidos internamente, mais as importações apresentaram um recuo de(-) 5,1% sobre o mês anterior e (-) 9,9% sobre o mesmo mês do ano anterior.
O segmento que vem “salvando” o setor é representado pelas exportações que mais uma vez ultrapassaram a casa de 1 milhão de dólares. Foram exportados US$1,170.00 milhão com um crescimento sobre o mês anterior de 12,2% e sobre o mesmo mês do ano anterior de 16,7%.
No ano (Jan/Jul), todos os grupos setoriais monitorados registraram crescimento e a indústria de máquinas e equipamentos passou a acumular crescimento de 18,6% nas suas exportações medidas em dólares. Em unidades físicas as exportações cresceram 7,4%.
Entre os segmentos com resultados positivos em Jul2023 se destacaram os fabricantes de máquinas para logística e para construção civil, que juntos representaram 32% do total exportado e que registraram crescimento de 25,8% sobre o resultado do mesmo mês imediatamente anterior.
O aumento para países da América do Norte e do Sul continua como o destaque. No ano o crescimento foi de 27,0% e 10,5%, respectivamente.
A atividade de produção de máquinas e equipamentos ocupou cerca de 75% da capacidade instalada, operando em dois turnos e a sua carteira de pedido estabilizou em 10,7 semanas de atividade, mas registrou melhora nos setores fabricantes de máquinas para bens de consumo, máquinas para transformação de metais e máquinas para logística e construção civil.
No tocante a número de pessoas empregadas neste ano houve a criação de quase 2500 postos de trabalho e no momento a atividade contabiliza cerca de 390 mil colaboradores.
Fonte Abimaq.