Diante do sucesso que vem alcançando na colocação de seus produtos no mercado a empresa deu a largada para instalação de novo equipamento.
Henrique Pátria
Com um aporte de capital estimado de R$ 1,5 bilhão e com prazo de conclusão previsto para 26 meses que começou a ser contado desde maio deste ano, a Simec Cariacica está promovendo uma série de melhorias em sua unidade de Cariacica no Espírito Santo, que irá dar um novo impulso na empresa no Brasil.
O Grupo Simec iniciou suas operações em siderurgia no ano de 1969, quando um grupo de famílias da cidade de Guadalajara (México) fundou a Companhia Siderúrgica de Guadalajara S.A.
Rapidamente expandiu suas operações para os Estados Unidos, solidificando sua participação naquele mercado ao atingir a marca de mais de 7,5 milhões de toneladas por ano produzidas, sendo considerada uma das mais importantes siderúrgicas de aços especiais da América do Norte.
Chegou ao Brasil em 2015 e instalou-se com uma siderúrgica localizada em Pindamonhangaba-SP, voltados a fabricação de produtos para a construção civil. No ano de 2018, incorporou mais duas usinas que passaram a fazer parte do Grupo, uma em Cariacica-ES e a outra em ltaúna-MG, com produtos voltados à indústria e construção civil.
A unidade de Cariacica no Espírito Santo é a que receberá os investimentos de modernização que incluem, além da construção de um novo Laminador e instalação de um moderno desgaseificador a vácuo, também a substituição do atual lingotamento contínuo e várias melhorias na sua planta como cobertura da área onde está o pátio interno de sucata, construção e pavimentação de novas vias internas visando melhorar a movimentação.
Segundo o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Simec Cariacica, Dante Kegele, o lingotamento em funcionamento atualmente na empresa, ainda é da década de 1990 por isso “o novo equipamento será mais moderno e com a tecnologia atual, permitindo que a Simec Cariacica possa produzir aços especiais”.
Em paralelo às obras de ampliação ela está buscando a contratação de novos profissionais tanto para a fase de construção e obras como para posteriormente integrar os quadros permanentes da empresa. Também busca a ampliação de seus parceiros comerciais e fornecedores. A preferência será para moradores e empresas da comunidade ou de cidades vizinhas.
O Grupo Simec no momento além dos premiados vergalhões oferece ao mercado, barras de várias especificações (redondas, chatas etc.) perfis, fio máquina e cantoneiras.