Chile recebe os caminhões elétricos Mercedes-Benz eActros e FUSO Next Generation

Os caminhões elétricos Mercedes-Benz eActros e FUSO Next Generation eCanter acabam de chegar à América Latina, sendo o Chile primeiro país da região a receber esses veículos totalmente elétricos à bateria. São três modelos do caminhão leve Next Generation eCanter disponíveis para o mercado chileno, com PBT (peso bruto total) legal de 6.5, 7.5 e 8.55 toneladas. Já o pesado elétrico Mercedes-Benz será oferecido nas versões eActros 300 4×2 para 19 toneladas de PBT e eActros 400 6×2 para 27 toneladas.

O Mercedes-Benz eActros elétrico à bateria para transporte em serviços de distribuição urbana pesada está em produção em série, na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha, desde outubro de 2021. Ele pode receber carroçarias do tipo baú carga seca, baú refrigerado, porta-pallets, entre várias outras aplicações. .Já  o Next Generation eCanter é um caminhão elétrico leve que oferece aos clientes mais flexibilidade para várias aplicações de distribuição e logística.

Os modelos eActros possuem três (eActros 300) ou quatro (eActros 400) conjuntos de baterias, cada um com uma capacidade instalada de 112 kWh, e alguns modelos podem alcançar até 300 ou 400 quilômetros de autonomia (eActros 300/400), dependendo das condições de operação,

O Next Generation eCanter  é configurado com uma cabina Comfort (largura de 1.995 mm) e um total de seis distâncias entre eixos diferentes (3.400 mm, 3.850 mm e 4.450 mm), podendo ser utilizado para o segmento de construção leve e horticultura, bem como para transporte de distribuição urbana e tarefas municipais. O Next Generation eCanter é alimentado por um motor elétrico de 129 kW (versões com PBT de 6.5 e 8.55 toneladas) e 430 Nm de torque máximo

Esses caminhões foram lançados no dia 17 de agosto na capital Santiago para clientes, autoridades, parceiros e imprensa. O evento foi organizado pela Comercial Kaufmann, representante das marcas da Daimler Truck no Chile, com apoio do Centro Regional Daimler América Latina.

Fonte: Mercedes-Benz do Brasil