Apesar de serem feitas para durarem, ruas, estradas e rodovias também necessitam de manutenção, e chega um momento em que o asfalto precisa se trocado pelo desgaste. O asfalto pode precisar ser trocado a cada 5, 10 ou 20 anos dependendo do que aconteceu durante este período.

Entretanto, segundo Dhyan de Amorim, gestor da unidade de produção da De Amorim Mineradora, empresa de Mandirituba na Região Metropolitana de Curitiba, “Uma avenida construída nos anos 80 não recebia o volume de tráfego que recebe atualmente, portanto apenas trocar o asfalto não será suficiente. A solução que era perfeita hás anos precisa ser trocada para suportar o atual volume de veículos diários” Nesse caso, a pedra brita é essencial para a construção de estradas e rodovias, pois fornecem a base para o asfalto, criando uma superfície nivelada e estável que evita o afundamento do asfalto. Sem uma camada robusta como base, buracos e rachaduras surgirão no asfalto novo.

Conforme a Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (Anepac), cada quilômetro de estrada pavimentada consome, em média, 10 mil toneladas de agregados como a brita, material granular feito de fragmentos de rochas. Apesar dos benefícios, Dhyan explica que a camada de base pode ser prejudicial ao asfalto quando é utilizado pedra brita de má qualidade. Remover toda camada de base e colocar uma nova é a única solução para manter o asfalto visível em perfeitas condições:

Fonte: aroldo@kakoi.com.br – Assessoria de imprensa