Mercado livre de energia gera economia ao setor metalúrgico
Durante a Feira Metalurgia 2023, evento que reuniu expositores e especialistas ligados a diversas áreas da metalurgia, Douglas Ludwig, diretor executivo da Ludfor, apresentou palestra sobre a abertura do mercado livre de energia e o impacto que terá no setor metalúrgico. Uma vez que este segmento consome uma quantidade significativa de energia em suas operações, a sua economia é uma preocupação central.
E a busca por economia é solucionada no Mercado Livre, que possibilita a negociação de contratos de compra de energia em um ambiente competitivo, sem restrições aos concessionários locais de distribuição e às suas respectivas tarifas. Atualmente, o setor metalúrgico tem participação que chega a 22,4% no Mercado Livre de Energia, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), sendo o líder em consumo de energia nesta modalidade e o quinto segmento que mais migra para o ambiente de livre negociação. Com a abertura do mercado livre de energia, que entrará em vigor em janeiro de 2024, a ABRACEEL estima uma média de redução de 27% nos preços da energia elétrica, o que pode resultar em uma economia de R$ 25 bilhões por ano para os consumidores.
Também foi apresentado na palestra que os usuários do sistema da empresa do qual o palestrante é Executivo evitaram a emissão de cerca de 1614,19 toneladas de CO2 na atmosfera. O certificado de redução de emissão entregue a cada usuário foi emitido pelo programa de certificação EcoLudfor, que reconhece clientes como consumidores de energia gerada a partir de fontes limpas.
Fonte: Doze Mais – Assessoria de imprensa