Em evento no Boulevard JK, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e a ABECE, Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, premiaram os projetos de destaque no 20º Prêmio Talento Engenharia Estrutural. Criada há duas décadas, a tradicional premiação busca reconhecer engenheiros estruturais e os profissionais que promovem o desenvolvimento da engenharia e da construção civil brasileira.

foto: divulgação

Com mais de uma centena de inscrições, os vencedores disputaram as categorias de Obras de Pequeno Porte, Obras especiais, Jovens Talentos, Construção Industrializada, Edificações e Jovens Talentos. Em 2023, o prêmio recebeu. Participaram projetistas de estruturas com escritórios sediados em todo o território nacional, associados ou não à ABECE, que inscreveram suas obras de acordo com os critérios de cada uma das cinco categorias.

Na categoria Pequeno Porte, a vencedora foi Jéssica da Silva Publio Já na categoria Obras Especiais, o vencedor foi Leonardo Patrício Chave. O destaque da categoria Jovens Talentos foi Lucas Canova Devides. O destaque da categoria Jovens Talentos foi Lucas Canova Devides. Na Construção Industrializada, o ganhador foi Eduardo de Assis Fonseca e Isnar Maia de Freita. Por fim, em edificações, o vencedor foi João Paulo Gribogy. Já o destaque de sustentabilidade foi para Carlito Calil Neto com a obra La Estância em Valinhos/SP. E a última premiação especial da noite, destaque do júri, foi para Franscisco Paulo Graziano com a obra Faria Lima Plaza em São Paulo/SP.

Os projetos foram avaliados sob diversos aspectos e julgados por uma comissão de profissionais formada por membros da ABECE e da Gerdau: concepção estrutural, processos construtivos/uso adequado de materiais, originalidade, monumentalidade, implantação harmônica em relação ao ambiente, e esbeltez/deformabilidade. A estrutura pode ser de qualquer tipo: concreto armado, concreto protendido, metálica, madeira, alvenaria ou mista.

Fonte: FSB – Artur Gonçalves Ribeiro – Assessoria de imprensa