Prepare-se! Está chegando o tão esperado ALACERO SUMMIT 2023, espaço de encontro da indústria do aço da região para a troca de conhecimentos, experiências e soluções inovadoras.
Marcus Frediani
Tudo pronto para a realização do ALACERO SUMMIT 2023 evento que há mais de 60 anos é organizado pela Associação Latino-Americana do Aço. Tendo o Instituto Aço Brasil como câmara anfitriã, a edição 2023 do encontro vai acontecer nos dias 8 e 9 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, trazendo uma oportunidade única para promoção de networking entre os operadores da siderurgia na região, entre os quais pesos pesados como ArcelorMittal, DeAcero, Gerdau, Ternium, Primetals, Danieli e Vale, que estão, inclusive, entre os patrocinadores do evento.
Nesta edição, da iniciativa da ALACERO – que deverá contar com a participação presencial de mais de 800 executivos dessas empresas, e um número ainda maior de participantes virtuais da América Latina e de todas as partes do mundo – , serão promovidos debates sobre temas-chave do setor. Entre eles, “Mercados e Geopolítica”, com a apresentação dos panoramas global e regional, e as oportunidades de regionalização e reindustrialização para a AL; “Inovação e Indústria 4.0, ressaltando o ecossistema das startups e o papel das grandes empresas que estão transformando a indústria com soluções baseadas na digitalização e nas novas tecnologias; “Sustentabilidade”, destacando a importância da educação ambiental e da habitação, eixos do desenvolvimento socioeconômico da região; e “Transição Energética”, evidenciando os desafios e caminhos da indústria latino-americana para o aço com baixas emissões de CO2.
DESAFIOS EM COMUM
Nesse sentido, as perspectivas associadas à realização do SUMMIT da ALACERO no Brasil são para lá de animadoras. No ano passado, o encontro foi promovido com grande sucesso no México, reunindo 600 participantes presenciais e 1.000 virtuais. E a proposta é aproveitar esta edição do encontro para estar com os principais players da indústria na AL, e falar sobre as oportunidades e desafios que as empresas têm em comum, entre eles o tema da descarbonização e a contribuição para o desenvolvimento econômico e social da indústria de aço local, especialmente diante da ameaça da gigantesca produção da China.
A fim de promover discussões de alta produtividade, um cuidado muito especial foi tomado pelos organizadores do ALACERO SUMMIT 2023 para estruturar sua grade de programação. Assim, dentro do bloco de “Mercados e Geopolítica”, será analisado o mito da globalização, a importância da regionalização no contexto do aço e as oportunidades de reindustrialização para a América Latina
Já o bloco de “Inovação e indústria 4.0”, o conteúdo irá girar em torno da discussão das tecnologias aplicadas à indústria, bem como sobre os impactos da Inteligência Artificial sobre a indústria manufatureira. Além disso, a sessão contará ainda com dois painéis de discussão e apresentação de cases, sendo que o primeiro abordará a experiência da digitalização, e o segundo dedicado às soluções que as startups tecnológicas estão fornecendo para a indústria do aço da AL.
EDUCAÇÃO E ENERGIA
Já no segundo dia do ALACERO SUMMIT 2023, será promovida a discussão acerca do impacto positivo que a siderurgia exerce sobre as comunidades no entorno de suas unidades de produção, por meio da promoção da educação, habitação, saúde e cultura. Em seguida, serão apresentados cases específicos do setor e da cadeia de valor, com a participação de algumas das principais empresas do setor.
Por sua vez, abordando o tema da “Transição Energética”, será apresentada uma visão global da energia no mundo e da transição energética. Complementarmente, serão abordadas as formas atuais de enfrentamento desse desafio pela indústria latino-americana, acompanhado pela apresentação. Por fim, ainda dentro do bloco de “Transição Energética”, será realizado um painel de casos destacando como os recursos naturais constituem uma oportunidade para a região.
Além do conteúdo das conferências, o SUMMIT contará com uma exposição comercial com a presença de algumas das principais empresas e marcas da cadeia siderúrgica, além de três espaços imersivos que, certamente, oferecerão excelentes oportunidades de networking aos participantes, neste que é o principal evento da indústria do aço da América Latina.
PRESENÇA MARCANTE
Devido à sua longa e sempre intensa parceria com a Associação Latino-Americana do Aço, a revista Siderurgia Brasil será o único media partner brasileiro a cobrir e participar do ALACERO SUMMIT 2023. “Sem dúvida alguma, foi motivo de muita honra e orgulho termos recebido esse convite. Para nós, isso representa um reconhecimento extremamente importante da entidade ao trabalho que vimos desenvolvendo, há mais de duas décadas em prol da prestação de serviços de análise, interpretação e fornecimento de informações de altíssima qualidade à siderurgia nacional, da América Latina e, porque não dizer, do mundo”, sublinha Henrique Patria, editor-chefe da publicação.
“Sempre, e especialmente nos dias atuais, nos quais a cadeia do aço enfrenta grandes desafios, se não tivéssemos o apoio dos meios de comunicação – como é o caso emblemático da revista Siderurgia Brasil, por quem temos grande apreço e carinho –, seria impossível manter um elo produtivo para o fornecimento de atualização técnica, geopolítica e econômica aos nossos pares da cadeia do aço. Por conta disso, estamos muito animados e felizes em ter a revista nos acompanhando em mais esta iniciativa da ALACERO”, ressalta, por sua vez, Alejandro Wagner, diretor executivo da entidade latino-americana.