Tradicional fabricante do segmento de tubos trefilados de aço, a Aços Vic caminha com cautela, mas sempre se adequando aos novos tempos.
Marcus Frediani
Dois mil e vinte dois representou um período particularmente difícil e de retração para o mercado siderúrgico brasileiro, que teve que enfrentar desafios importantes, não só no âmbito econômico – com a alta dos juros e a consequente redução do crédito –, como também no que diz respeito a aspectos específicos do setor, como a paralisação de muitos projetos em diversas áreas de atendimento.
E esse foi o caso do mercado de veículos, cuja queda de 0,7% no emplacamento de novas unidades no resultado de 2022, embora denotando um cenário de certa estabilidade no entendimento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), acabou frustrando as expectativas de muita gente.
Entretanto, mesmo com esse revés, o aquecimento do mercado interno ao longo dos últimos meses levaram a entidade a revisar suas projeções para 2023. Enquanto a queda na produção continua a preocupar, sendo revista levemente revista para baixo pela Anfavea, devido ao forte impacto da queda nas exportações, a projeção de crescimento nos emplacamentos foi elevada dos 3% originais de janeiro, para 6% no início de outubro sobre o volume de 2022, com uma expectativa de 2.230 mil unidades no acumulado deste ano.
PROBLEMAS EXISTEM…
E essa previsão de desempenho vem animando particularmente as perspectivas do segmento de tubos trefilados, como é o caso da paulistana Aços Vic, uma das maiores fornecedoras desses itens de precisão no Brasil, que tem nada menos do que 80% de seu faturamento atrelado à produção e às vendas de itens para o setor automobilístico.
Confirmando o posicionamento da Anfavea, Marcelo Milochi, gerente geral da companhia, diz que 2022 foi efetivamente um ano estável, no qual ela conseguiu manter seus volumes de produção e vendas, mesmo perdendo algumas contas em consequência de substituição tecnológica, e pela descontinuidade na produção de carros com alto volume.
O fator que contribuiu para a manutenção de tal estabilidade, é claro, vem sendo a normalização do abastecimento de matérias-primas, componentes eletrônicos e outros insumos, que vem performando dinâmica crescente desde o final do ano passado no mercado de veículos.
Contudo, como se sabe, esse ritmo da recuperação ainda não conseguiu infundir velocidade na indústria automobilística. “No que diz respeito ao mercado interno, nem as recentes ações do governo – tais como as promoções para aquisição de veículos 0KM –, acabaram por gerar um crescimento contínuo, uma vez que boa parte da população não consegue mais comprar um carro novo em consequência da queda do poder aquisitivo”, contrapõe. E nem mesmo a nova aposta da eletrificação parece que vai dar um upgrade sensível no segmento em que empresas como a Aços Vic opera. E o motivo, embora não sabido por todos, é muito simples: “Na realidade, haverá uma redução na utilização de tubos trefilados nos veículos elétricos”, complementa o executivo.
Ainda segundo ele, outro problema é que como o segmento de tubos trefilados de aço é muito pulverizado entre pequenos e médios fornecedores no Brasil, o que além de tornar a concorrência entre eles bastante acirrada, fez também com que o mercado de trefilação de tubos de aço entrasse em espiral negativa nos últimos anos, ocasionando uma queda por volta de 40% em termos de volume total.
Somado a isso, outro fenômeno que vem preocupando o segmento desses itens específicos é a crescente chegada desses itens vindos do exterior, a preços bem competitivos. “A entrada de peças acabadas e tubos brutos importados tem afetado o desempenho da nossa empresa. E uma parte disso é demonstrada pelo saldo da balança comercial do setor de autopeças, que está deficitário há muitos anos”, pontua.
…MAS SOLUÇÕES TAMBÉM
Em face a esse cenário, a alternativa encontrada pela Aços Vic tem sido a busca pelo aumento da participação da empresa em segmentos ainda pouco explorados, como é o caso do mercado de reposição, do de duas rodas e, ainda, o de implementos agrícolas, a fim de integrá-los por meio do incremento do agregado dos produtos.
Para tanto, a fim de gerar ganhos de eficiência, a empresa vem investindo bastante ao longo dos últimos anos não só em automatização e equipamentos, como serras automáticas e geradores de gás nitrogênio, como também se especializando ainda mais na operação de retrofitting em máquinas, além de dispor de recursos voltados à Eficiência Global de Máquinas (OEE), que possibilitam a ela controlar os processos de produção online, facilitando as decisões de investimentos nos gargalos.
Complementarmente, os esforços de exportação também estão no radar da companhia, embora os resultados atuais sejam relativamente tímidos, devido à existência de questões recorrentes, que não são segredos para ninguém. “Hoje, exportamos 1,5% do nosso faturamento. Fatores conhecidos, como carga tributária, crédito caro para pequenas e médias empresas e escala de volume, que inviabiliza a aquisição de equipamentos produtivos, impactam demasiadamente na competitividade das empresas do nosso segmento. De qualquer forma, uma grande parte dos nossos investimentos são direcionados para ganhos de eficiência. E estamos torcendo para que o texto final da Reforma Tributária seja aprovado, para gerar melhores níveis de competitividade para empresas exportadoras”, sublinha Marcelo.
E como o treinamento e a capacitação dos técnicos e operadores também tem grande importância para a companhia, no mês de junho, a Aços Vic foi aprovada para receber consultoria na Categoria Rota 2030 – Hands-On: Aprendendo Fazendo, do SENAI. “Trata-se de um projeto que vem para nos auxiliar a aumentarmos a nossa produtividade, em prol da aplicação de ferramentas do Lean Manufacturing, da agregação dos conceitos de digitalização e de nosso aperfeiçoamento e adequação aos preceitos de manufatura avançada da Indústria 4.0, com foco na automação de processos e controle de produção, com o apoio de uma consultoria em eficiência energética”, finaliza Marcelo Milochi, convidando os interessados a obter mais informações sobre essas novidades no endereço https://www.linkedin.com/company/2878818/admin/feed/posts/