Segundo dados preliminares do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, nas duas primeiras semanas de outubro o Brasil utilizou 67.627 MW médios, volume 4,2% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, influenciado pelas temperaturas mais elevadas, que impulsionaram o consumo de energia elétrica em agosto e setembro.
O mercado das distribuidoras locais, também chamado de regulado, apresentou crescimento de 7%, puxado principalmente por um uso maior de ventiladores e ar-condicionado. Já o mercado livre, no qual a indústria e grandes empresas podem escolher o seu fornecedor, houve um recuo de 0,2%, provocado por uma demanda menor em ramos como a fabricação de veículos e a indústria têxtil.
Entre os 15 setores da economia monitorados pela CCEE, as maiores altas nas duas primeiras semanas de outubro foram registradas na extração de minerais metálicos, na indústria de bebidas e nos ramos de comércio e serviço. O Acre teve uma carga 25,8% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, o Maranhão (19%), o Mato Grosso (17,8%) e o Amazonas (16,6%). As reduções foram registradas pela CCEE no Amapá (-3,6%) e no Ceará (-3,7%), além do Tocantins (-11,3%), onde a Câmara de Comercialização ainda apura os dados preliminares.
Fonte: ccee@fsb.com.br – Assessoria de Imprensa