Maior navio mineraleiro do mundo utilizará energia eólica.

Buscando utilizar propulsão a vento para proporcionar ganhos de eficiência energética e redução de emissões, a Vale assinou um contrato com a armadora Asyad, de Omã, para a implantação de velas rotativas em um Valemax, o maior navio de transporte de minérios do mundo, com 362 metros de comprimento, 65 metros de largura e capacidade para 400 mil toneladas de carga. A tecnologia é desenvolvida pelo fabricante inglês Anemoi e a expectativa é de que a adaptação no navio Sohar Max seja concluída no segundo trimestre de 2024 para o início do período de testes.

Os cinco rotores cilíndricos no Valemax terão cerca de 35 metros de altura e 5 metros de diâmetro, possibilitando ganhos de eficiência de até 6% e uma consequente redução de até 3 mil toneladas de CO2 equivalente por navio por ano. Os rotores cilíndricos giram para criar uma diferença de pressão de forma a mover o navio para a frente, a partir de um fenômeno conhecido como efeito Magnus.

A utilização desta tecnologia permite a redução de potência e consumo de combustível do motor principal da embarcação quando as condições de vento são favoráveis, economizando combustível e mantendo a velocidade e o tempo de viagem. A instalação de velas rotativas no Sohar Max é o sexto e último acordo previsto com a Asyad para a implantação de pilotos de tecnologias inovadoras em quatro navios fretados pela Vale.

Fonte: Assessoria Vale