Dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito registra queda na procura dos consumidores brasileiros por crédito de 3,9% em comparação ao mesmo período do último ano. Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, apesar dos efeitos sutis e progressivos da redução da taxa básica de juros e da inflação, ainda deve levar alguns meses até o retorno a números positivos.

Na visão por renda pessoal mensal desses consumidores, aqueles que ganham até R$500 marcaram a maior queda, enquanto os que embolsam mais de R$10.000 tiveram a menor. Ainda segundo o levantamento, de todas as Unidades Federativas (UFs) do país, quatro registraram alta em outubro em comparação ao ano anterior (Santa Catarina, Alagoas, Paraná e Rondônia), após queda em setembro na comparação anual (22 x 23).

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian e transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Fonte: Serasa Experian – Assessoria de imprensa