Segundo dados da Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC),o índice do nível de atividade da indústria da construção registrou 49,7 pontos em outubro de 2023, avanço de 3,5 pontos em relação a setembro. Com a alta, índice está acima da média dos meses de outubro, de 47,7 pontos. Apesar deste crescimento, o número está abaixo da linha de corte de 50 pontos. Valores acima dessa marca representam aumento e, abaixo, mostram queda da atividade.

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, esse dado aponta um desempenho mais favorável do que o usual no período para a indústria da construção como um todo. Além disso, Marcelo Azevedo explica que o índice de nível de produção subiu 4,7 pontos e alcançou 51,1 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos. Outros índices de outros setores, como o de Obras de infraestrutura e de Serviços especializados para a construção também apresentaram avanços.

O índice de evolução do número de empregados da construção foi de 48,4 pontos em outubro de 2023, um avanço de 0,1 ponto em relação a setembro. A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) avançou 1 ponto percentual e encerrou outubro em 68%. Já o Índice de Confiança do Empresário da Indústria (ICEI) da construção avançou 0,4 ponto em novembro de 2023 na comparação com outubro. Com essa alta, o indicador foi para 53,1 pontos

O índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade foi de 52,8 pontos, queda de 1,6 ponto. O índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços recuou 2,6 pontos e ficou em 51,1 pontos em novembro. O índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas caiu 1,5 ponto na passagem de outubro para novembro e atingiu 51,6 pontos. E o índice de expectativa do número de empregados recuou 1,3 ponto e alcançou 51,8 pontos no período. Foram entrevistadas 356 empresas, entre 1º e 13 de novembro.

Fonte: CNI