Dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian mostram que as micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras impulsionaram o crescimento da busca por crédito realizada durante o mês de outubro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com aumento de 10,5%, as MPEs superaram a alta geral, que considera empresas de todos os portes, que atingiu 10,1%. Além disso, as grandes tiveram aumento de 8,4% e as médias empresas registraram queda de 4,0%.
Na análise por setores, a categoria “Serviços” cresceu 15,1%, em seguida ficou “Demais” – que contempla empresas do segmento “Primário”, “Financeiro” e do “Terceiro Setor” –, com aumento de 5,8%. “Comércio” e “Indústria” vieram na sequência com 5,8% e 5,1%, respectivamente. Em outubro deste ano, todas as Unidades Federativas (UFs) tiveram reação positiva na busca por crédito. O destaque ficou com o Distrito Federal, que apresentou aumento de 18,9%.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o cenário otimista sugere que, a redução da taxa Selic e da inflação no país está motivando as empresas a buscarem financiamento. “A disponibilidade de recursos financeiros para manter liquidez e cumprir compromissos com fornecedores é importante para a sobrevivência e operação das empresas”.
Fonte: Serasa Experian – Assessoria de imprensa