Exportações de sucatas ferrosas mais que o dobram em relação ao mesmo período de 2022

De acordo com dados do Ministério da Economia, Secex, as exportações de sucatas ferrosas, insumo usado na fabricação de aço, voltaram a crescer em novembro, atingindo 79.985 toneladas, praticamente estável em relação a outubro (80.433 toneladas), mas um aumento em relação a novembro de 2022, com 19.031 toneladas, apresentando uma expansão de 320%. De janeiro a novembro deste ano, as exportações já chegam a 735.248 toneladas, mais que o dobro (+111,4%) do volume registrado no mesmo período do ano passado, com 347.751 toneladas.

O cenário interno, com baixa demanda por parte das usinas siderúrgicas, importações de aço da China e Turquia e a retração no consumo, explica o aumento das exportações de sucatas ferrosas. A exportação é hoje uma das únicas opções para manter as operações das empresas recicladoras, segundo Clineu Alvarenga, presidente do Instituto Nacional da Reciclagem (Inesfa). 

Para Clineu, esse cenário torna ainda mais importante o Projeto de Lei 1.800/2021 e seu apensado o PL. 4.035/2021), de autoria do Deputado Federal Vinicius de Carvalho (Republicanos/SP), que foi recentemente aprovado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. O PL, trará necessários e relevantes estímulos à reciclagem ao restabelecer a isenção do PIS/Cofins na venda de insumos recicláveis às indústrias de transformação.

Fonte: Letras & Fatos Comunicação – Assessoria de imprensa Inesfa