Esta é a edição de dezembro de 2023, com a qual encerramos nossas edições neste ano, que foi muito difícil para a siderurgia brasileira. Com a chegada do novo governo, ocorreu aquele desarranjo inicial, algo que, na verdade, já era tristemente esperado. Afinal, houve uma guinada na orientação em relação à política anterior, e novos protagonistas surgiram na vida brasileira.
A siderurgia é uma atividade que vive atrelada ao desenvolvimento econômico. Se forem observados os demonstrativos em toda a história, o setor só cresceu quando o país também cresceu. E as novas forças políticas não conseguiram apresentar neste ano um projeto consistente de desenvolvimento que representasse o tão esperado crescimento econômico, com a diminuição das diferenças sociais que continuamos a ter por aqui.
E registramos outro componente perverso que já existia nos anos anteriores, mas que se acentuou ao longo de 2023: a invasão “no bom sentido” dos produtos chineses. A chegada de aço chinês atingiu 4,5 milhões de toneladas, com alta de 50% em relação ao mesmo período (Jan/Nov) do ano passado, segundo a última comunicação do Instituto Aço Brasil. Para piorar, nessa equação, entrou ainda o aço embutido em produtos, que é mais difícil de ser contabilizado. Por exemplo a Anfavea noticiou na sua mais recente Coletiva de Imprensa que a importação de carros daquele país asiático, nesse mesmo intervalo, apresentou um salto de 374% em relação ao ano passado. E essa é só a “ponta do iceberg”, gigante gelado complementado pela entrada de uma enorme quantidade de aço incorporado aos eletrodomésticos, máquinas e implementos agrícolas e rodoviários, entre outros itens.
Mas a edição é de comemoração. Afinal o momento é de confraternização. Procuramos mostrar em nossa resenha como recebemos, reportamos e apresentamos todos os acontecimentos envolvendo o setor. Cobrimos eventos importantes, acompanhamos todas as estatísticas de segmentos relacionados a siderurgia, noticiamos os lançamentos de produtos e muito mais.
Nesta edição, além da resenha e de nossa mensagem de esperança, você vai encontrar uma entrevista com um jovem e antenado especialista em Inovação de Processos e Produtos, e ainda uma interessante matéria sobre Neurociência, tema de fundamental importância para a vida estressante atual. Finalizando, registramos, na nossa seção “Vitrine” um destaque para a Sinobras, que deu o seu startup no novo laminador de fio máquina que irá duplicar a capacidade do fornecimento desse produto.
Com a Graça de Deus, damos por encerrada nossa participação em 2023, sempre agradecendo o grande prestigio que você nos dá, acompanhando nossas publicações.
Desejamos muitas alegrias e felicidades nas suas Festas de Final de Ano, e que 2024 seja de pleno sucesso para todos.
Boa leitura!