Controles ambientais são destaques da Simec Cariacica em 2023

Entre iniciativas que contemplaram o uso de canhão de névoa e de aspersores para a qualidade do ar, e barreiras termoacústicas para diminuir a propagação do ruído para áreas externas, a Simec Cariacica potencializou as ações de controles ambientais ao longo de 2023 para reduzir os impactos das suas atividades na comunidade.

Como mencionado, uma das aquisições no ano foi o canhão de névoa, equipamento que projeta uma cortina de partículas de água que suprime a poeira em suspensão. Já nos pátios de estocagem e de beneficiamento de coprodutos, o uso de aspersores tem a finalidade de aumentar a eficiência no controle de material particulado oriundo de movimentações de materiais. O serviço é intensificado nos períodos de clima seco e quente. Outro destaque é o Programa Ar Limpo, com monitoramento dos caminhões e equipamentos movidos a diesel que entram na Simec Cariacica. Os veículos são submetidos a vistorias periódicas, com o objetivo de medir o nível de monóxido de carbono dos escapamentos.

A empresa também firmou parcerias com empresas e órgãos públicos para destinação dos coprodutos, como agregado siderúrgico (similar à brita e gerado na produção do aço) e terra de sucata (impurezas da sucata), que passaram a ser utilizados da forma mais adequada. E para diminuir a propagação do ruído para áreas externas, a empresa conta com um muro de telhas termoacústicas na lateral da avenida Espírito Santo, em Jardim América. A barreira tem dez metros de altura, 300 metros de comprimento e 152,4mm de espessura, e diminuiu a dispersão sonora.

Além disso, a unidade mantém o Cinturão Verde, uma área de 567 mil metros quadrados que é formado por espécies como eucalipto, leucena, oiti, aroeira, bambu e casuarina. Periodicamente são plantadas novas mudas de árvores no local, visando enriquecer o cinturão.

Fonte: Contatus Comunicação – Assessoria de imprensa