B4 já soma mais de 15 milhões de toneladas de Créditos de Carbono para análise

Lançada em agosto de 2023, a B4 – primeira bolsa de ação climática do mundo – já soma mais de 15,8 milhões de toneladas de Crédito de Carbono que estão em análise para serem listadas em sua plataforma. Entretanto, o objetivo da B4 não é apenas a listagem e a negociação de créditos de carbono, mas também atuar como uma ponte para a jornada de sustentabilidade, análise e auxílio para que essas empresas possam, de fato, compreender o que pode ser feito para reduzir as emissões de CO2.

Com o objetivo de auxiliar as empresas a iniciarem um plano de Ação Climática e de redução das emissões de CO2, a B4 lançou também no ano passado, a B4Carbon, unidade de negócio que atua na jornada de sustentabilidade do inventário da pegada de carbono até o balanço socioambiental. Mais de 1.800 empresas procuraram a B4 no período de novembro de 2023 e meados de janeiro deste ano, para solicitar seu inventário de pegada de carbono. A B4 vai divulgar no mês de março, a abertura do livro de ofertas com os primeiros créditos de carbono na plataforma.

Diferente de outras plataformas de geração de inventário de carbono, a B4Carbon facilita o processo por meio do ClimAI, uma inteligência artificial que em até 24 horas entrega o relatório de pegada de carbono, no qual as empresas podem começar a criar seus projetos de redução das emissões dos gases do efeito estufa. Este é o primeiro passo para criar o projeto de ação climática. Saiba Mais: https://b4.capital/

“A B4 surge exatamente com o propósito de atuar como uma facilitadora neste mercado de crédito de carbono, que é extremamente valioso e está crescendo com muita força, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Nossa expectativa é de que a empresa movimente até R$ 12 bilhões em créditos de carbono no primeiro ano de atuação. Por isso, a regulação nacional deste mercado é muito importante para nós e também para todas as empresas e órgãos realmente preocupados com a sustentabilidade global”, diz Odair Rodrigues, CEO da B4.

Fonte: Pautei Estratégica – Assessoria de imprensa