Estudo mostra uma década de insatisfação das pequenas indústrias
Segundo o Panorama da Pequena Indústria (PPI), uma pesquisa elaborada pela CNI, nos últimos dez anos as pequenas indústrias apresentam insatisfação com a situação financeira. O principal fator é a dificuldade de acesso ao crédito que enfrentam. A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) também mostra que a elevada carga tributária foi o problema mais assinalado pelas pequenas indústrias na série histórica. O levantamento traz ainda dados sobre o desempenho nos anos anteriores e as expectativas para os próximos meses de 2024.
Entre 2013 e 2023, os pequenos empresários industriais dos setores de construção e de transformação registraram dificuldade de acesso ao crédito em todos 40 trimestres analisados. O índice ficou abaixo da média histórica em 21 dos 40 trimestres para a indústria de transformação, enquanto ficou abaixo da média histórica em 24 dos 40 trimestres para a pequena indústria de construção.
Em 2016, o Índice de Situação Financeira marcou o pior resultado da série com 29,5 pontos, se mantendo abaixo da média histórica (38,4 pontos) até 2019. Em 2020 índice se recuperou e registrou o maior valor da série (43,1 pontos). Apesar disso, o Índice de Situação Financeira nunca alcançou a marca de 50 pontos, que separa avaliações favoráveis de desfavoráveis.
Entretanto, durante a última década, as pequenas empresas se mostram resilientes, com o crescimento do número de micro e pequenas indústrias, de 433 mil para 459 mil. Esses negócios empregam mais de 3,4 milhões trabalhadores formais e a soma do salário deles chega a R$ 85 bilhões por ano, segundo levantamento da CNI, com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
O Índice de Confiança do Empresário (ICEI), que captura como o empresário percebe as condições atuais, quais são suas expectativas e, com essas informações, antecipa as mudanças e as tendências das atividades dos industriais, registrou 51,2 pontos em janeiro de 2024. Já o Índice de Perspectivas da Pequena Indústria oscilou nos últimos dois anos em torno da média história (46,9 pontos) e demonstrava cautela dos empresários na hora de investir e contratar. Esse indicador sintetiza as expectativas de demanda por produtos, de número de empregados e de intenção para investimento para os meses seguintes. Agora, em janeiro de 2024, as expectativas começaram a subir novamente e o índice atual marca 49,4 pontos.
O Panorama da Pequena Indústria avalia quatro indicadores: Índice de Desempenho, Índice de Situação Financeira, Índice de Perspectivas e o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para a pequena empresa. Além disso, a pesquisa traz o ranking dos principais problemas enfrentados pelas MPEs em cada trimestre. A pesquisa é divulgada trimestralmente e cada edição consulta cerca de 900 empresários de indústrias de pequeno porte de todo país. O estudo completo pode ser visto ne endereço: https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/panorama-da-pequena-industria/
Fonte: Imprensa CNI