Com o objetivo de chegar a 26% de mulheres até 2025,a Vale encerrou o ano de 2023 com cerca de 7.500 empregadas a mais do que em 2019, quando estabeleceu a meta de dobrar a representatividade de gênero na força de trabalho. Para manter esse compromisso público de ampliar a representatividade de gênero, a empresa tem focado na atração, retenção e valorização das mulheres por meio de ações afirmativas e com oportunidades de crescimento na carreira.
A Vale promove letramento e ações de desenvolvimento para desconstruir as barreiras de gênero que impactam as trajetórias de suas empregadas. Alguns dos temas trabalhados são: “Vieses Inconscientes” e “Vencendo a síndrome da impostora”. Outras oportunidades que a mineradora disponibiliza abordam questões como “O papel dos homens pela equidade de gênero” e “Antimachismo – identificando e combatendo o machismo”, fundamentais para disseminar a cultura do respeito.
A empresa também atua no combate ao assédio sexual por meio de conscientização e gestão de consequências. O Treinamento Reagir, obrigatório para empregados e disponível também para toda a sociedade no site da empresa, orienta sobre o que fazer ao ser vítima ou presenciar uma situação de assédio sexual, destacando o papel dos aliados no combate a este crime. Saiba mais em www.vale.com/diversidade
Fonte: Imprensa Vale