Com o intuito de discutir perspectivas e estratégias para o futuro da indústria, aconteceu no dia 5, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a primeira edição do Encontro Nacional de Indústria e Serviços, organizado pela ApexBrasil que reuniu governo e setor produtivo brasileiro. Os debates foram realizados no contexto da Nova Indústria Brasil, apresentada em janeiro pelo vice-presidente da República e ministro do Ministério de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. O ministro também participou do evento na Fiesp, onde anunciou medidas e projetos de lei que tramitam no Congresso para impulsionar indústria, serviços e comércio exterior.
Além das autoridades, mais de 30 entidades setoriais parceiras da ApexBrasil foram representadas no encontro, em setores produtivos das áreas de Casa e Construção; Economia Criativa; Máquinas e Equipamentos; Moda; Saúde; Tecnologia; e Serviços, entre outros. Os debates foram desenvolvidos em torno de dois eixos temáticos: Agendas Estratégicas para Indústrias e Serviços, e Perspectivas dos Complexos Setoriais de Indústria e Serviços no contexto da Nova Política Industrial.
No evento, também houve um painel dedicado às perspectivas dos complexos setoriais industriais no contexto da Nova Indústria Brasil. Representantes de entidades parceiras da ApexBrasil contribuíram com o debate.
De acordo com o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o Brasil vive momento positivo para o setor. “A gente está virando a chave. O Brasil estava travado, mas um país continental como o nosso, que cresce 2,9% no ano, isso tem que acender a luz verde em todas as empresas, em todos os lugares, para dizer: olha, gente, vai ter uma corrida de novo, os carros estão andando, e se não fizermos por onde, a gente pode ficar para trás”, destacou.
Fonte: Assessoria de Imprensa ApexBrasil