Brasil é líder na reciclagem de latas de alumínio
Segundo dados divulgados pela Recicla Latas, o Brasil ostenta o título de líder mundial na reciclagem de latas de alumínio para bebidas, com uma taxa de 98,7% em 2021. A partir da experiência exitosa com as latas de alumínio, o Brasil tem o potencial para se tornar um líder mundial na reciclagem de resíduos sólidos urbanos.
No entanto, quando se trata de outros tipos de resíduos sólidos urbanos, apenas 4% são reciclados, evidenciando um enorme potencial a ser explorado e a necessidade de ações concretas para ampliar a reciclagem no país.
A reciclagem de latas de alumínio é benéfica para o meio ambiente e para a economia. A cada tonelada de latas recicladas, evita-se a extração de cinco toneladas de bauxita, reduzindo em 95% o consumo de energia e as emissões de CO2. Além disso, a atividade gera milhares de empregos e renda, impulsionando a economia circular. Atualmente, 36 centros de coleta distribuídos em 18 estados garantem a capilaridade do sistema, facilitando o acesso à coleta para a população.
Fonte: tatianeferreira.br@abrasel.com.br