Reuso de recursos hídricos na ArcelorMittal atinge 98%
No dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a ArcelorMittal também tem muito a comemorar, apresentando os resultados de suas iniciativas, que são consideradas referência em gestão hídrica na indústria. Todas as unidades da empresa possuem Plano Diretor de Águas, que visa garantir a disponibilidade dos recursos hídricos para as operações. A produtora de aço já atingiu índice de recirculação de água em seus processos de 98% em algumas de suas unidades.
No Espírito Santo, a unidade de Tubarão, localizada no município de Serra, é a maior planta de aço da empresa e possui a menor dependência da captação de água doce do Brasil: 96% da água utilizada em seus processos vem do mar, a empresa opera a maior planta de dessalinização de água do mar do país, capaz de produzir até 500m³/h de água industrial. A planta industrial firmou, ainda, contrato com a Estação de Produção de Água de Reúso Camburi (EPAR), em Vitória, em parceria com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), para a transformação de 300 litros por segundo de esgoto sanitário em água de reuso para fins industriais.
Na unidade Pecém da ArcelorMittal foi implantado um sistema de recirculação hídrica que permite 98,19% de reutilização. A unidade é uma das únicas produtoras de aço do Brasil a limpar os gases de aciaria a seco, ou seja, sem a utilização de água. Já a unidade Vega, localizada em São Francisco do Sul (SC), recircula mais de 98% da água que consome.
O Plano Diretor de Águas é parte Programa de Excelência Ambiental em todas as unidades da produtora de aço. No segmento de produção de Aços Longos, desde a sua implantação, o plano diretor já teve mais de 170 ações implementadas. Em seu primeiro ano de implantação e, considerando os resultados obtidos em apenas uma das sete unidades do grupo no Brasil foi observada a redução no consumo de água em 14,29%, representando uma economia anual de 320.634m³/ano.
Fonte: InPress Porter Novellli – Assessoria de imprensa