Vai se acentuando o uso de aço inox na sociedade. Grande parte dos vagões de metrôs de todas as capitais contêm mais de 60% de aço inox em sua composição. Na área de alimentação a profusão de baixelas, tigelas, formas, talheres e outras, também é uma realidade. Ele está em toda a parte.
Henrique Patria
O aço inox é uma liga metálica basicamente composta de Ferro, Crômo, Carbono e Níquel. No entanto é possível utilizar-se na sua fabricação alguns outros elementos como molibdênio, cobalto, boro e nitrogênio que apresentam propriedades físico-químicas superiores ao aço carbono, tornando-o mais resistente à oxidação atmosférica, além de outras vantagens.
Segundo os registros, o aço inoxidável foi criado pelo engenheiro metalurgista Harry Brearley em seu laboratório em Sheffield na Inglaterra e que o apresentou em público em 12 de agosto de 1913. Este novo aço, a base de ferro contendo cromo e níquel, resistia aos ataques químicos.
Por conter cromo em sua composição no momento de sua produção, é formada uma camada que adere ao ferro e o protege contra as oxidações. Esta película chamada de camada passiva é uma fina camada de óxido que se forma na superfície e impede que o oxigênio contido no ambiente penetre no produto, evitando assim a sua corrosão e aumentando a sua durabilidade.
Esta camada passiva pode ser danificada com o passar do tempo ou com agressões externas como tratamentos térmicos, utilização permanente no armazenamento de corrosivos, processos de soldagem ou furações e outros. Neste caso o aço inox pode sofrer um tratamento de “repassivação”, que irá devolver-lhe as propriedades originais.
São inúmeras as aplicações do aço inox e a cada dia vão sendo descobertas novas formas de utilização deste produto que vem ganhando espaço entre os metais mais nobres.
O aço inox é apresentado em diversas classificações, que são definidas a partir dos elementos químicos de sua composição na produção
Os principais tipos e suas aplicações são os seguintes:
AISI 301 Austenítico
Características: Resistência à corrosão intergranular.
Principais aplicações: Fins estruturais, indústria aeronáutica, ferroviária, rodoviária, petrolífera, facas e lâminas, caldeiraria, estampagem geral e profunda.
AISI 304 Austenítico
Características: Excelente resistência à corrosão, conformabilidade e soldabilidade.
Principais aplicações: Equipamentos para a indústria aeronáutica, ferroviária, naval, petroquímica, papel e celulose, têxtil, frigorífica, hospitalar, alimentícia, utensílios domésticos, eletrodomésticos, destilarias, tanques em geral, instalações criogênicas, tubos, estampagem geral e profunda.
AISI 304 L Austenítico
Características: Resistência à corrosão intergranular, adequado à aplicações que não permitem tratamento térmico após a soldagem.
Principais aplicações: Equipamentos para a indústria aeronáutica, ferroviária, naval, petroquímica, papel e celulose, têxtil, frigorífica, hospitalar, alimentícia, utensílios domésticos, eletrodomésticos, farmacêuticos, laticínios, químicos, cosméticos, têxtil, mineração, siderurgia, refinarias, estampagem geral e profunda.
AISI 316 L Austenítico
Características: Aplicações que não permitem tratamento térmico após a soldagem.
Principais aplicações: Construção civil e uso arquitetural, naval, ferroviário, indústria aeronáutica, química e petroquímica, cosmética, têxtil, borracha, tintas, laticínios, hospitalar, mineração, siderúrgica, destilarias de álcool, tubos e vasos de pressão, caldeiraria.
AISI 409 Ferrítico
Características: Sistema de exaustão automotiva
Principais aplicações: Sistemas de exaustão de gases em motores de explosão, estampagem em geral, caixas de capacitadores.
AISI 410 S Ferrítico
Características: Baixo teor de carbono para melhorar a resistência a corrosão no estado recozido.
Principais aplicações: Recheios de coluna de destilação, componentes para plataformas de petróleo.
AISI 420 Martensítico
Características: Aço temperável por tratamento térmico, onde exige-se dureza alta.
Principais aplicações: Cutelaria, instrumentos de medida, hospitalares, áreas de mineração, lâminas de corte, discos de freio, facas.
AISI 430 Ferrítico
Características: Aço Ferrítico Típico, total imunidade à corrosão sob tensão.
Principais aplicações: Equipamentos para ácido nítrico, frisos de automóveis, utensílios domésticos (baixelas, fogões, geladeiras, pias e talheres), moedas, balcões frigoríficos.
444 Ferrítico
Características: Aço Ferrítico Típico, elevada resistência à corrosão e imunidade à corrosão sob tensão.
Principais aplicações: Caixa d’água, aquecedores residenciais de água e aplicações em indústria química e petroquímica.
Entre todas estas classificações e em se tratando de mercado o aço inox mais utilizado é o AISI 304 que reúne ótimas características como facilidades para estampagem, usinagem, soldagem e outros processos, além da sua resistência natural. Ele é amplamente utilizado em instalações hospitalares, laboratórios, indústria de alimentos e conservação de produtos entre outros.
Algumas vantagens que destacamos do aço inox em relação a outros produtos:
Durabilidade: Ele possui uma vida útil muito superior aos outros produtos.
Resistência: Ele possui esta qualidade em relação a corrosão. Por isso é extremamente utilizado principalmente em ambientes adversos, onde por exemplo a maresia se faz presente.
É resistente a agressão de produtos químicos e ácidos de várias qualidades. Com isso há determinações legais, por exemplo da Anvisa e da ANS, respectivamente as agências reguladoras da fabricação de produtos alimentícios e de remédios de que só possam ser usados instrumentos e equipamentos fabricados com aço inox no manuseio e produção de alimentos e produtos farmacêuticos.
Flexibilidade: O aço inox é utilizado em ambientes que requerem produtos com alta resistência mecânica, ou em locais com resistência a altas temperaturas.
Higiene: A sua superfície lisa torna o produto ideal para manter os equipamentos ou o ambiente limpo, pois impede o acumulo de sujeiras e principalmente de bactérias, o que o torna recomendável para o uso em restaurantes ou locais onde são manipulados alimentos.
Reciclabilidade: Como estamos num momento em que se exalta a economia circular o aço inox é 100% reciclável, podendo ser reutilizado infinitas vezes.
Visual: O Aço Inox é um produto de excelente aparência estética. Por isso a construção civil vem utilizando este produto atendendo ao apelo visual cada vez mais exigente e mais moderno. Ele pode ser apresentado, liso, escovado, polido, fosco em forma de peças artísticas ou outras.
Para concluir atualmente já encontramos o aço inox em vários momentos de nossas vidas. Desde os instrumentos cirúrgicos que estão presentes no nosso nascimento ou em momentos mais difíceis como cirurgias ou intervenções diversas até no nosso dia a dia, como nos talheres que utilizamos, nos equipamentos de ginástica, nos transportes de um modo geral sejam automotivos, navais e/ou aéreos, ou ainda em nosso escritório e em nosso lazer.
Henrique Patria – Publisher da revista Siderurgia Brasil
Fonte: Classificação dos aços Inox: Universidade Federal do Paraná