Os bons números alcançados no primeiro trimestre de 2024, aliado a algumas iniciativas, como o programa Mover – decreto assinado no mês passado pelo governo federal – e os investimentos anunciados estão animando a indústria automotiva que apresentou bons números no primeiro trimestre deste ano.
A produção de 195,8 mil autoveículos em março foi a melhor em quatro meses e superou em 3,2% o volume de fevereiro. No acumulado do trimestre, 538 mil unidades deixaram as linhas de montagem, 0,4% a mais que no mesmo período do ano passado. “Acreditamos que os próximos meses serão marcados por aumento contínuo na produção, por isso apostamos muito na nossa previsão de alta de 6% para o ano”, explicou o Presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite.
Esta situação com cores meia fortes já é uma realidade na área de caminhões e ônibus. A produção de caminhões no primeiro trimestre chegou a 29,3 mil unidades, 19,7% acima do mesmo período de 2023. Para ônibus, a alta é ainda maior, de 61,6%, com 6,5 mil chassis fabricados. Há um programa governamental chamado “Caminho da Escola” que ajuda as prefeituras com a renovação de frota dos ônibus escolares. Com isso tem sido cada vez mais constante o crescimento na produção desses veículos.
O bom reflexo de 2024 aparece principalmente no indicador da média diária de emplacamentos. O número de 9,4 mil unidades em março cresceu 7,9% em relação a fevereiro e 8,5% sobre março de 2023.
Considerando primeiro trimestre do ano atingimos 12,6% superior à do primeiro trimestre de 2023. O total de vendas em março foi de 187,7 mil unidades, mês com 3 dias úteis a menos que março do ano passado.
Na comparação com fevereiro, houve acréscimo de 13,6%. O volume acumulado no trimestre é de 515 mil autoveículos, 9,1% a mais que no ano passado.
O item que não tem correspondido são as exportações acumuladas do primeiro trimestre que se manteve 28% abaixo na comparação com 2023, embora os embarques de março tenham sido os maiores em sete meses, com elevação de 6,5% sobre fevereiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação ANFAVEA imprensa@anfavea.com.br