A World Steel Association (worldsteel) cuja sede mundial fica em Bruxelas na Bélgica, divulgou nesta semana a previsão de demanda de aço “Short Range Outlook (SRO)” para 2024 e 2025.
Segundo o estudo, neste período a demanda mundial apresentará uma recuperação de 1,7%, atingindo 1.793 Mt. A demanda por aço deverá crescer 1,2. % em 2025 para atingir 1.815 Mt.
O Dr. Martin Theuringer, presidente do Comitê de Economia do Worldsteel, disse: “Após dois anos de crescimento negativo e grave volatilidade do mercado desde a crise da COVID em 2020, vemos os primeiros sinais de que a demanda global de aço está se estabelecendo em uma trajetória de crescimento em 2024 e 2025”.
Os estudos revelam que a economia mundial continua a demonstrar resiliência, apesar de enfrentar vários ventos contrários fortes, como o impacto persistente da pandemia, a invasão da Ucrânia pela Rússia, a inflação mundial elevada, os custos elevados e a queda do poder de compra das famílias, o aumento das incertezas geopolíticas e o forte aperto monetário. Estes são alguns dos obstáculos a serem superados.
Ele complementa: “Acreditamos que a procura de aço na China em 2024 permaneça em torno do nível de 2023, à medida que mesmo que os investimentos imobiliários continuem a diminuir, esta perda correspondente na procura de aço será compensada pelo crescimento da procura de aço em investimentos em infraestruturas e nos setores industriais” . Em 2025, esperamos a procura de aço na China regressar à tendência descendente, com uma queda de 1%.
No campo das projeções espera-se também que o mundo apresente uma recuperação reforçada, com 1,3% em 2024 e 2,7% em 2025, uma vez que esperamos ver a procura de aço finalmente mostrar uma recuperação significativa na UE em 2025 e uma resiliência contínua nos EUA, Japão e Coréia.
A matéria completa você vê em: https://worldsteel.org/media/press-releases/2024/worldsteel-short-range-outlook-april-2024/