Estado de SP mostra vocação exportadora
Segundo estudo da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Governo Federal, e compilados pela InvestSP – agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), de cada 10 empresas brasileiras que exportam, quase cinco ficam no Estado de São Paulo. São 12.604, o que representa 44,2% das 28.524 companhias do país que vendem para o exterior. Os dados são referentes a 2023.
O documento ainda mostra que São Paulo tem quase quatro vezes mais empresas exportadoras que o segundo colocado no ranking nacional. E que, em 2023, as exportações paulistas movimentaram US$ 72,4 bilhões, o equivalente a mais de R$ 360 bilhões, na cotação atual.
De acordo com a gerente de Competitividade e Exportação da InvestSP, Elisabete Donato, que coordena o Exporta SP, programa da SDE e da InvestSP que oferece uma capacitação gratuita para exportação voltada para os pequenos negócios de qualquer região do Estado e de qualquer setor afirma que “As empresas que exportam ainda são minoria, por isso temos nos esforçado para apoiar, principalmente, as de micro, pequeno e médio porte. Responsáveis por 80% da geração de empregos no país, elas, normalmente, têm mais dificuldades para acessar o mercado internacional. Mas, com o suporte adequado, podem chegar longe”.
Fonte: Assessoria de imprensa InvestSP