Buscando reduzir ruídos do tráfego nas grandes cidades e criar mais uma possibilidade de destino correto para os resíduos gerados pela construção civil, a Belgo Arames apoiou um estudo cuja solução pode diminuir em até 24% a poluição sonora causada pelo trânsito. O projeto faz parte do mestrado de Cidades Inteligentes e Sustentáveis intitulado “Utilização de resíduos de Construção Civil para preenchimento de gabiões caixa para execução de barreiras sonoras”, desenvolvido pelo professor pesquisador da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e engenheiro de aplicação da Belgo Arames Antonio Celso de Souza Junior.
A pesquisa foi desenvolvida durante três anos e cumpriu com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) voltados para as cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis e indústria, inovação e infraestrutura. Para montar a estrutura, o pesquisador optou pelo uso do gabião da linha easyworks, da Belgo Soluções Geotech, primeiro em malha soldada da América Latina para uma fácil montagem e alta performance. A avaliação técnica do uso de gabiões caixa eletrosoldados Easy S®, material advindo da produção racional e sustentável da indústria 4.0, preenchidos com resíduos de construção civil para atenuar a poluição sonora nos centros urbanos é uma inovação nacional, que além de contribuir para a redução dos resíduos inservíveis dos canteiros de obras, proporciona a possibilidade do uso alternativo desses materiais para a criação de barreiras acústicas em locais estratégicos e próximos às rodovias de alto tráfego.
Os gabiões são gaiolas em aço galvanizado com dimensões pré-estabelecidas, utilizados em obras de infraestrutura, preenchidos por agregados obtidos pela britagem de rochas extraídas em jazidas e incorporados em obras de geotecnia para conter e estabilizar taludes em rochas, solos instáveis e erosões em obras civis, geotécnicas e hidráulicas.
O estudo pioneiro tem a pretensão de servir como fonte para projetos de intervenção urbana em locais públicos que considerem a viabilidade da transformação das cidades brasileiras em locais inteligentes, sustentáveis e mais saudáveis nos próximos anos.
Fonte: In Press Porter Novelli – Assessoria de imprensa da Belgo Arames