Nanossatélite nacional completa 1 ano de lançamento
No dia 15 de abril de 2023 na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, através do lançador Falcon 9 da SpaceX, o Brasil colocava seu primeiro nanossatélite na órbita da Terra. Chamado de VCUB1, o dispositivo foi desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre a Embraer e a Telebras, o dispositivo contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii), com o investimento de R$ 2,9 milhões não-reembolsáveis.
O nanossatélite foi construído pela empresa para validar no espaço tecnologias espaciais que não podem ser integralmente testadas na terra. Na missão estão sendo testados os sistemas de Controle de Órbita e Atitude (do inglês AOCS), de Gestão de Dados de Bordo (do inglês OBDH) e de comunicação e coleta de dados.
O VCUB1 foi desenvolvido a partir do conceito de satélite definido por software e é capaz de ser completamente reconfigurado em voo. Desta forma, a Visiona é capaz de evoluir o software do satélite mesmo após o lançamento corrigindo erros, adicionando novas funções e desenvolvendo novos produtos. O VCUB1 está equipado com uma câmera de alta resolução projetada no Brasil pela empresa OPTO e é capaz de fazer a coleta de dados hidrometeorológicos e outros tipos de dados.
Fonte: Imprensa Embrapii