O Fiesp Book, publicação lançada pelo Departamento de Economia da Fiesp, aponta que a indústria geral demonstrou perspectiva de melhora das vendas (51,1 pontos) e da produção (50,9 pontos) no 1º trimestre. Por outro lado, os doze segmentos levantados apontam que os custos (45,0 pontos) e os investimentos em todas as categorias —Capacidade Instalada (44,3 pontos), P&D (43,3 pontos), Indústria 4.0 (41,5 pontos) e Máquinas e equipamentos (41,3 pontos) — foram piores no primeiro trimestre.
Veículos e Outros Equipamentos de Transporte foi um dos setores que se destacou positivamente ao apontar perspectiva de melhora da produção e das vendas para este e o próximo trimestre. No sentido contrário, o destaque negativo foi o segmento de Alimentos e Bebidas, que sinalizou piora de todos os dados levantados tanto na avaliação deste trimestre, quanto na expectativa para o 2º trimestre de 2024.
Para o próximo trimestre, segundo a publicação, os empresários industriais paulistas indicam a expectativa de melhora das vendas (55,2 pontos), da produção (54,5 pontos) e dos custos (50,3 pontos), enquanto projetam piora dos investimentos em todas as categorias — Indústria 4.0 (49,8 pontos), capacidade instalada (48,5 pontos), P&D (47,6 pontos) e em Máquinas e equipamentos (40,7 pontos). O Fiesp Book pode ser visto ne endereço: https://www.fiesp.com.br/noticias/1o-trimestre-de-2024-na-industria/
Fonte: FIESP – Assessoria de Jornalismo Institucional