A descarbonização está em destaque
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que o setor de transportes seja responsável por 23% das emissões anuais no mundo, dos quais 72% através de meios de transporte rodoviário. Nesse contexto, o Dia do Automóvel, celebrado em 13 de maio, tem seu propósito atualizado em direção ao avanço sustentável da mobilidade.
Nos motores a combustão, considerando as metas de descarbonização globais, os biocombustíveis ainda são a opção mais ecoeficiente, se comparados ao uso dos combustíveis fósseis obtidos a partir do petróleo e o Brasil é um dos líderes no uso de biocombustíveis, principalmente pelo uso do etanol e do biodiesel. “Os biocombustíveis também reduzem a poluição, são fonte de desenvolvimento, promovem a redução das desigualdades regionais porque geram trabalho e renda nas regiões produtoras”, afirma Alejandro Bossio, diretor de Negócios Monômeros da BASF. O uso de aditivos para os combustíveis, também têm sua contribuição na redução das emissões de poluentes, além de promover a limpeza do sistema de alimentação e o aumento da eficiência do combustível.
Nessa busca pela sustentabilidade, os plásticos têm papel importante na concepção e produção dos veículos porque, além de permitirem flexibilidade de design, os plásticos permitem o aumento do conteúdo reciclado, proteção contra eletrificação, construção leve e novas necessidades de aplicações.
O mais recente estudo da PICPlast, revelou que, em 2022, a indústria automobilística consumiu cerca de 40% a mais de resinas plásticas pós-consumo recicladas em comparação ao ano anterior. “É enorme o potencial de crescimento da economia circular nessa indústria. Já é possível, inclusive, reciclar as partes com contaminantes, como os para-choques e as baterias, sem a perda de qualidade”, explica Jade Rodriguero Dino, do marketing de Aditivos para Plásticos da BASF.
Fonte: ligia.cerdeira@maquinacohnwolfe.com – Assessoria de imprensa