Segundo nota divulgada pelo portal Infomoney do ultimo dia 10 de maio Benjamim Steinbruch chama governo de ‘lerdo’ e diz que medidas não foram suficientes para conter o avanço do aço chinês no Brasil.
Segundo a nota ela continua sendo um estímulo para os chineses inundarem o mercado brasileiro de produtos siderúrgicos, principalmente aqueles nos quais a CSN tem forte atuação, como aços revestidos.
“O mercado está bastante acirrado em função do importado. É uma pena que o governo brasileiro continue lento com relação à reação que deveríamos ter aos importados. E digo que não é só no setor siderúrgico. Temos que estar atentos sobre todos os segmentos que fazem a nossa economia. Não é uma coisa pontual, é uma coisa geral”, disse Benjamin Steinbruch, presidente da CSN, durante teleconferência de resultados do 1T24, realizada nesta sexta (10).
Steinbruch criticou as medidas recentes do governo para coibir a importação de aço que, segundo ele, em vez de impedir a chegada de produtos de fora ao Brasil, criou mais condições para entrada no país do produto siderúrgico do exterior a partir do cálculo feito para engatilhar a inibição das classes diversas do aço.
“Em maio e junho provavelmente a importação vai ser muito forte”, prevê o presidente da CSN. “Continua sendo um estímulo a importação, que não faz sentido nenhum e está prejudicando efetivamente a economia toda brasileira”, complementou.
Fonte: Portal Infomoney