Diante de um cenário internacional mais favorável e dificuldades no mercado interno, dados divulgados pelo Ministério da Economia, Secex, apontam que as exportações de sucatas ferrosas, insumo utilizado na fabricação de aço, voltaram a subir em maio. As vendas externas alcançaram 53.472 toneladas no mês passado, com recuperação, de 55%, em relação a abril, quando ficaram em 34.561 toneladas, mas com retração, de 6%, no comparativo a maio de 2023, com 56.608 toneladas.
Entretanto, entre janeiro e maio, as exportações deste ano seguem abaixo das registradas em igual período de 2023. As vendas externas em cinco meses alcançaram 276.297 toneladas, queda de 10% se comparadas a janeiro a maio de 2023, com um total de 307.712 toneladas.
Na avaliação de Clineu Alvarenga, presidente do Instituto Nacional da Reciclagem (Inesfa), a alta do dólar pode favorecer também as exportações em junho, embora haja fatores ainda desestimulantes, como o elevado custo do frete marítimo e o período de chuvas na Ásia, notadamente na Índia, as chamadas “monções”. Por outro lado, o mercado interno ainda não mostra sinais de retomada do crescimento, diante das dificuldades da construção civil e indústria automobilística, grandes consumidores de aço. “Com isso, as exportações permanecem como opção às empresas para garantir as operações”, afirma Alvarenga.
Fonte: Letras & Fatos Comunicação – Assessoria de imprensa