Belgo Arames promove a inserção de refugiados no mercado de trabalho
Dia 20 de junho é o Dia Mundial do Refugiado, e a Belgo Arames, líder brasileira na transformação de arames de aço, reafirmando seu empenho em apoiar migrantes em situação de vulnerabilidade ou refúgio no Brasil, assumiu com o Fórum Global de Refugiados o compromisso de promover programas de treinamentos focados em processos de recrutamento, direitos e deveres dentro da legislação trabalhista brasileira, além de trazer temas sobre a cultura nacional, para contribuir para a empregabilidade de pessoas refugiadas. A meta é capacitar 400 pessoas refugiadas para o mercado de trabalho até 2027.
As capacitações serão oferecidas nas cidades de Contagem, Sabará, Itaúna, em Minas Gerais, Feira de Santana, na Bahia, em Osasco e Sumaré, em São Paulo e em municípios circunvizinhos. Essa iniciativa será conduzida pelo grupo de trabalhadores voluntários e aliados da Belgo Além das Fronteiras, dentro da Gerência de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social, que desde 2019 desenvolve estratégias e projetos para melhorar o ambiente de trabalho.
Atualmente a Belgo emprega 21 migrantes em situação de vulnerabilidade ou refúgio do Haiti, Venezuela, Colômbia e Angola, em suas nove unidades no Brasil. A Belgo também oferece acesso gratuito a um curso de português e teste de proficiência no idioma, em parceria com a PUC Minas, e se aproxima de outras organizações como a Acnur e o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, além de ser signatária do Fórum Empresas com Refugiados
Fonte: InPress Porte Novelli – Assessoria de imprensa