Com autonomia entre 250 a 300km, tração 4×2, vocação urbana, opções de quatro ou cinco pacotes de baterias, o K 230E B4x2LB, é o primeiro ônibus elétrico 100% da Scania no país. Suas vendas terão início na Lat.Bus 2024 ou Feira Latino-Americana do Transporte, que será realizada de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.
O K 230E B4x2LB tem autonomia de 250 a 300km (já dimensionado numa condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular), e opções de quatro ou cinco pacotes de baterias. Sua vocação principal é a aplicação urbana, tem tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros – capacidade média para 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal. A máquina elétrica oferece 230kW (equivalente a 310 cavalos), ligado a um câmbio com duas marchas.
As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), importadas da Suécia via parceria entre Scania e a Northvolt, diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros. Uma grande vantagem está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW.
Fonte: Assessoria de imprensa Scania