O governo deve anunciar nestes dias o lançamento do programa Mover. Ele foi aprovado na Câmara dos deputados e sancionado pelo Presidente da República e irá estimular por meio de créditos a produção de veículos híbridos, flex e elétricos visando a redução das emissões de gases que causam o efeito estufa.
O programa prevê a concessão de incentivos para a produção de veículos sustentáveis e para a pesquisa de novas tecnologias com vista a redução da poluição causado por veículos. Neste momento são previstos investimentos de R$ 19 bilhões em créditos para as empresas habilitadas que serão liberados entre 2024 e 2028.
Além desse montante a Anfavea anunciou que suas afiliadas estão sinalizando o investimento de outros R$ 60 bilhões em P&D nos próximos cinco anos.
O Sindipeças através de seu presidente Cláudio Sahad se manifestou ressaltando que sua entidade participou intensamente da elaboração do Mover, junto com o Governo Federal e entidades parceiras.
Segundo Sahad: “Esse programa, muito relevante para o País, vai dar continuidade ao que foi iniciado pelo Rota 2030, ou seja, favorecer maior inserção do Brasil nas cadeias globais de valor pelos caminhos da inovação e da competitividade. O programa Mover irá alavancar os investimentos em PD&I, valorização da matriz energética brasileira, previsibilidade e ênfase na descarbonização com todas as rotas tecnológicas“.