Segundo a Abimaq os resultados apurados até abril de 2024 mostraram queda na receita líquida de vendas em relação a abril de 2023, e comparando com o mês de março de 2023, houve recuperação de 1,9%.
Na receita líquida interna houve queda de 7,6%, mas as exportações reagiram positivamente.
O mercado doméstico continua sem reação. As exportações, por outro lado, registraram crescimento interanual de 22,7%, reduzindo em mais de 10 p.p a queda acumulada no ano. Os resultados indicam melhora gradual na receita de exportação em 4 das 6 atividades monitoradas, mas ainda suficiente para anular a queda observada no ano.
As exportações que no ano passado “salvaram” o setor com números, em abril, totalizaram US$ 1,2 bilhão. Esse resultado foi maior do que março de 2024 (18,1%) e ao de abril de 2023 (22,7%). Em quantidades físicas, as exportações também registraram forte crescimento em abril, tanto na comparação mensal quanto interanual. No ano a queda ainda é de 4%. Contribuíram para o melhor desempenho das exportações o crescimento das vendas de componentes, principalmente compressores e equipamentos para controle de qualidade para a região de Singapura.
O uso da capacidade instalada da indústria foi de 74,9% em abril, o terceiro aumento consecutivo no ano. A carteira média de pedidos, também subiu e voltou ao nível observado no início do ano (9,6 semanas) mas ainda se encontra 4,3% abaixo do nível do ano. A mão de obra empregada registrou estabilidade com crescimento de 0,1%, empregando 388.599 colaboradores.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Abimaq