Em uma ação que é parte do fundo aberto pela Gerdau e a ONG Gerando Falcões para captação de recursos direcionados à reconstrução de habitações no estado gaúcho, a maior empresa brasileira produtora de aço se une à Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), para disponibilizar 100 Unidades Habitacionais de Emergência, que vão beneficiar até 600 pessoas afetadas pelas chuvas na região metropolitana de Porto Alegre (RS).
As casas modulares, cujos modelos são usados desde 2015 pela ACNUR, abrigam de 4 a 6 pessoas da mesma família, possuem cerca de 18m², com altura de 2,83m, largura de 3,32m e comprimento de 5,68m e uma vida útil de até cinco anos. As casas são equipadas com iluminação LED e um sistema de ancoragem que garante estabilidade a residência temporária, e cada unidade pesa aproximadamente 161 kg, aguentando ventos de até 65 km/h. Os abrigos são montados em até 6 horas por equipes treinadas e a estrutura é composta por aço leve e conta com teto, divisórias de parede, portas e janelas, além de revestimento do piso.
Além das Unidades Habitacionais de Emergência, a parceria entre Gerdau, ACNUR e Gerando Falcões inclui a capacitação e apoio técnico às autoridades locais para definição de protocolos de proteção a grupos vulneráveis e de ajuda humanitária, bem como para construção de infraestrutura em espaços de abrigamento provisório e entrega de itens de necessidade básica, como colchões, cobertores, roupas, lonas, água e kits de higiene. Para as empresas que gostariam de fazer parte desta ação, o e-mail para contato da Gerando Falcões é: tamojuntors@gerandofalcoes.com e o do ACNUR: brabrparcerias@unhcr.org.
Fonte: Assessoria de imprensa Gerdau